Unhas frágeis: como tratar, dicas

Se as suas unhas continuam frágeis mesmo após você passar esmaltes fortalecedores e óleo de cravo, talvez você não esteja fazendo o tratamento correto.…

Por Editorial MDT em 22/02/2012

Unhas fracas ficam opacas e quebradiças (Foto: Divulgação)

Se as suas unhas continuam frágeis mesmo após você passar esmaltes fortalecedores e óleo de cravo, talvez você não esteja fazendo o tratamento correto. Por isso, saiba como tratar unhas frágeis com algumas dicas.

As unhas e os cabelos ficam apenas com o que resta dos nutrientes, proteínas e vitaminas ingeridos, pois o principal vai para os órgãos vitais. Sendo assim, se você não tem uma boa alimentação, as suas unhas certamente ficarão cada vez mais fracas e quebradiças. Então, comece a comer muitas frutas, verduras e legumes, além de nutrientes essenciais para manter o corpo e as unhas saudáveis.

Outro pecado contra as unhas é tirar as cutículas. Nos Estados Unidos e na Europa, elas não são retiradas, mas empurradas para dentro porque são muito importantes na proteção das unhas. Quando são retiradas, as unhas ficam mais propensas a serem infectadas por fungos e bactérias que penetram pelos buracos deixados pelas cutículas.

Para ter unhas sempre fortes e bonitas, não retire as cutículas, que são suas protetoras (Foto: Divulgação)

A acetona e removedores de esmaltes ressecam as unhas, que são basicamente compostas por queratina. Por isso, elas ficam quebradiças, opacas e com manchas. Desse modo, o melhor remédio para curá-las é deixar de fazer as unhas todas as semanas e usar bastante hidratante nas mãos. Caso você não consiga ver as suas pontas dos dedos sem esmalte, retire o esmalte dois dias antes de fazer as unhas e hidrate-as bastante.

Leve as ferramentas a serem usadas nas suas unhas para o salão de beleza, porque é através deles que algumas doenças são passadas, principalmente do alicate. Porém, leve também o seus esmalte e a sua lixa de unha.

Ao usar produtos químicos como detergentes, sabões em pó, sabões em pedra, alvejantes, águas sanitárias, bactericidas e outros, use luvas, pois eles causam muitos males à saúde das suas mãos e das suas unhas. Por isso, mantenha-as sempre protegidas.

Antes de mexer com produtos químicos, use luvas (Foto: Divulgação)

Enfim, para manter as suas unhas fortes e saudáveis, cuide primeiro do seu corpo, alimentando-se bem. Além disso, não deixe de passar uma base fortalecedora. É tentador, mas não vá ao salão com tanta frequência e nem retire as cutículas. Com essas dicas, as suas unhas voltarão a ser bonitas, saudáveis e muito fortes.

Top