Personagens das novelas que tiveram câncer

As novelas brasileiras costumam desenvolver suas histórias em cima de temas que fazem parte da vida real. A descoberta de doenças e a luta…

Por Isabella Moretti em 05/10/2013

As novelas brasileiras costumam desenvolver suas histórias em cima de temas que fazem parte da vida real. A descoberta de doenças e a luta para conseguir a cura é um enredo bastante frequente nas tramas. Entre as principais enfermidades que afetam os personagens, vale ressaltar o câncer.

Os personagens com câncer das novelas

Confira a seguir os personagens que sofreram com câncer nas novelas:

Nicole, de Amor à Vida. (Foto:Divulgação)

Nicole, de Amor à Vida
No início da novela, Nicole (Marina Ruy Barbosa) foi diagnosticada com um câncer agressivo e os médicos lhe deram apenas seis meses de vida. A personagem até tentou realizar o tratamento, mas acabou falecendo no dia do seu casamento.

O câncer que Nicole desenvolveu se chama Linfoma de Hodgkin. A Associação Brasileira de Hematologia, Homoterapia e Terapia Celular (ABHH) declarou que a doença da personagem é altamente curável na vida real.

Silvia, de Amor à Vida
A advogada Silvia, interpretada por Carol Castro, descobriu recentemente que está com câncer de mama. A médica Glauce (Leona Cavalli) declarou que a doença não será fácil de tratar, pois se trata de um tumor bastante invasivo. Tudo indica que Silvia vai precisar se submeter a uma mastectomia total.

Camila, de Laços de Família. (Foto:Divulgação)

Camila, de Laços de Família
Em 2000, Carolina Dickmann interpretou Camila, uma jovem que obtém o diagnóstico de leucemia. Ela precisou passar por um tratamento agressivo de quimioterapia e protagonizou uma cena icônica, na qual raspa a cabeça.

Depois de muita luta, Camila consegue se recuperar, graças ao nascimento de sua irmã Vitória, que lhe doou a medula.

Fred, de Os Gigantes
Em 1979, a Globo transmitiu a novela “Os Gigantes”. A trama discutiu o poder das multinacionais e da prática da eutanásia. O personagem Fred (Roberto de Cleto) era portador de tumor cerebral.

Hugo, de Deus nos Acuda
“Deus nos Acuda” é uma novela de 1992, que chegou a ser reprisada pela rede Globo no “Vale a pena ver de novo” em 2004. Na história, o personagem Hugo (Flávio Silvino) descobre que tem câncer e luta para se curar da doença.

Moa, de Da Cor do Pecado. (Foto:Divulgação)

Moa, de Da Cor do Pecado
Em 2004, a Globo transmitiu “Da Cor do Pecado” pela primeira vez. Na novela, a personagem Moa (Aline Moraes) sofre com um tumor no cérebro.

Hilda, de Mulheres Apaixonadas
Manuel Carlos costuma abordar o câncer em suas novelas e em “Mulheres Apaixonadas” não foi diferente. A personagem Hilda, vivida por Maria Padilha, descobre que tem câncer de mama. A trama foi ao ar pela primeira vez em 2003.

 

Top