Como diminuir riscos de ter câncer de mama

O câncer de mama é uma das principais causas de mortes entre as mulheres no Brasil. Isso ocorre porque muitos casos são descobertos muito…

O câncer de mama é uma das principais causas de mortes entre as mulheres no Brasil. Isso ocorre porque muitos casos são descobertos muito tarde, quando o tumor já está avançado. O diagnóstico precoce é essencial para aumentar as chances de sucesso no tratamento contra o câncer de mama. Saiba mais sobre o assunto e veja como diminuir os riscos de ter câncer de mama.

O câncer de mama pode ser causado por vários fatores. (Foto: divulgação)

Câncer de mama

No começo do século passado, a maior parte das mulheres se casava muito jovem, algumas antes mesmo da primeira menstruação, com isso engravidavam muito cedo. No começo da vida reprodutiva, tinha muitos filhos que amamentavam durante vários períodos, diminuindo os episódios menstruais que tinham durante a vida.

Atualmente não é muito raro encontrar meninas que menstruam aos 12 anos, sendo que a menopausa está cada dia mais tardia e o número de filhos é bem menor. Essa realidade deixa as mulheres mais vulneráveis à ação dos hormônios femininos, progesterona e estrógeno, que atuam de maneira importante no surgimento do câncer de mama.

Os fatores de risco para o surgimento da doença vão desde histórico familiar, idade acima dos 50 anos, períodos que ocorre a menopausa. Além disso, fatores como alimentação, vida sedentária, excesso de peso, álcool e cigarro também são grandes vilões.

A pratica de exercícios físicos ajuda a reduzir o risco de câncer de mama. (Foto: divulgação)

Como diminuir os riscos de ter câncer de mama

O que a maioria das mulheres não sabe é que além das visitas periódicas ao médico e exames, pequenas mudanças no estilo de vida podem auxiliar na prevenção de câncer de mama. Dentre as alterações da rotina uma das mais importantes é praticar exercícios físicos. Opte por praticar academia ou fazer uma boa caminhada.  Fique pelo menos trinta minutos durante cinco dias por semana.

Leia Também:  Dicas de como lidar com pessoas racistas, o que fazer

Procure evitar o ganho de peso, principalmente se já tiver passado pela menopausa. Tente manter um IMC inferior a 25 e tenha uma dieta balanceada. Aposte no consumo de frutas, vegetais, carboidratos, alimentos gordurosos e muito açúcar. Prefira alimentos ricos em proteínas que podem ser encontradas em carnes magras como frango ou peixe.

O tabagismo e o consumo de frequente de álcool aumentam o risco de câncer de mama. Diminua a ingestão de bebidas e se for necessário, procure ajuda para largar de fumar. Outra forma de prevenção é amamentar por pelo menos seis meses. Segundo especialistas, as mamães que seguem essa orientação conseguem diminuir os riscos de desenvolver o câncer.

A terapia de reposição hormonal aumenta o risco de surgir câncer de mama. Quem deve tomar hormônios que contêm progesterona para controlar os sintomas da menopausa deve limitar o uso por até três anos. Depois dos 20 anos, a mulher deve fazer a mamografia e fazer o autoexame para prevenir esse problema.

É preciso fazer a mamografia para prevenir o câncer de mama. (Foto: divulgação)

O câncer de mama é uma doença que acomete muitas mulheres de várias idades. Existem vários fatores de risco para o câncer de mama e a melhor forma de diminuir os riscos de apresentar essa doença é prevenindo as possíveis causas. Para saber mais sobre o assunto consulte um médico especialista.

Top