Melhor receita de bacalhau de páscoa

Aprenda a fazer a melhor receita de bacalhau de páscoa. O bacalhau é um prato saboroso, tradicional e que pode ser preparado de diferentes…

Aprenda a fazer a melhor receita de bacalhau de páscoa. O bacalhau é um prato saboroso, tradicional e que pode ser preparado de diferentes formas. Esse peixe, com sabor marcante e carne macia, se destaca como a principal iguaria servida na semana santa. Leia a matéria e aprenda 3 receitas deliciosas.

Melhor receita de bacalhau de páscoa. (Foto Ilustrativa)

Melhor receita de bacalhau de páscoa. (Foto Ilustrativa)

O hábito de comer bacalhau na semana santa é uma tradição que herdamos dos colonos portugueses. Na época do descobrimento, esse peixe era a carne mais fácil de conservar em grandes viagens marítimas, por isso se destacava como um dos principais alimentos da tripulação. Com o passar dos anos, o pescado começou a marcar presença na mesa dos brasileiros, especialmente nas datas comemorativas, como é o caso da páscoa.

Leia mais: Bacalhau: dicas para escolher

Durante a Idade Média, a Igreja Católica tinha uma postura bastante rigorosa, por isso obrigava os seus fiéis a deixar de consumir carnes durante o período da quaresma. Com o passar dos séculos, a tradição religiosa se tornou mais leve, ou seja, as pessoas passaram a guardar o jejum católico apenas nos dias que antecedem a ressurreição de Cristo. Como a carne de bovina fica fora do cardápio, os peixes se destacam como a melhor opção para os almoços festivos.

Melhor receita de bacalhau de páscoa

Inicie a receita dessalgando o bacalhau. (Foto Ilustrativa)

Inicie a receita dessalgando o bacalhau. (Foto Ilustrativa)

O Mundo das Tribos selecionou a melhor receita de bacalhau de páscoa. Confira:

Ingredientes

700 g de bacalhau
500g de batatas (descascadas e cortadas em rodelas)
3 Pimentões cortados em tiras (amarelo, vermelho e verde)
4 colheres de azeite de oliva
½ xícara (chá) de azeitonas pretas sem caroços
2 xícaras (chá) de maionese com limão

Saiba mais: Receita de bacalhau grelhado

Modo de preparo

1. Inicie a receita dessalgando o bacalhau. Coloque o peixe em um recipiente, cubra com água e deixe de molho. Troque a água algumas vezes para remover o sal.

2. No dia seguinte, escorra bem o bacalhau, coloque-o em uma panela média, cubra com água e leve ao fogo para cozinhar, por aproximadamente 15 minutos. Escorra o peixe e reserve a água do cozimento.

3. Assim que o bacalhau esfriar, remova as espinhas e corte em lascas.

4. Coloque as batatas em uma panela, juntamente com a água do cozimento do bacalhau. Leve ao fogo por 10 minutos, até elas ficarem molinhas.

5. Disponha as lascas de bacalhau em um refratário médio. Espalhe uma colher de sopa de azeite. Na hora da montagem, você pode alternar camadas de peixe, batatas cozidas e maionese com limão.

6. Cubra o peixe com tiras de pimentão, a fim de deixá-lo bem saboroso e colorido. Distribua as azeitonas e regue tudo com o restante do azeite.

Bacalhau com batatas prontinho para servir. (Foto Ilustrativa)

Bacalhau com batatas prontinho para servir. (Foto Ilustrativa)

7. Leve o bacalhau ao forno médio pré-aquecido por 40 minutos. Quando os pimentões estiverem macios, é sinal de que a iguaria está pronta para servir.

8. Pronto! Agora é só cortar em pedaços e servir no almoço de páscoa com arroz branco.

Veja também: Aprenda a fazer uma deliciosa torta de bacalhau

Viu só como é fácil fazer a melhor receita de bacalhau de páscoa? O segredo do prato está em dessalgar corretamente o peixe e respeitar o tempo de forno. O rendimento é de seis porções. Continue no Mundo das Tribos e veja outras matérias sobre culinária. Bom apetite!

 

Top