Bacalhau: dicas para escolher

O bacalhau é o peixe tradicional da Semana Santa, em geral toda família tem ele na mesa para a confraternização. Mas é preciso saber…

Bacalhau saudável tem a cor uniforme e o formato perfeito

O bacalhau é o peixe tradicional da Semana Santa, em geral toda família tem ele na mesa para a confraternização. Mas é preciso saber escolher o peixe certo, pois muitos outros semelhantes estão à venda nos mercados como se fossem bacalhau e o pior é o preço, tão caro quanto o legítimo.

Mas com algumas dicas você pode escolher e comprar sem medo de errar o peixe certo para a Semana Santa. Primeiro você deve saber qual é o legítimo bacalhau e de onde ele vem. O verdadeiro bacalhau se chama Cod e é proveniente do Atlântico Norte.

Por ser um peixe saboroso e muito nutritivo, rico em vitaminas A, B1, B3, D, E, também possui minerais como fósforo, magnésio e cálcio, ele aceita diversas combinações gastronômicas. Basta escolher o melhor peixe e a receita adequada e preparar um prato saudável e muito nutritivo.

Confira algumas dicas para escolher o melhor bacalhau

– Normalmente o bacalhau é maior e mais largo, mesmo seco;

– Possui postas mais altas;

– A cor é palha uniforme e a pele se solta com facilidade;

– Depois de cozido ele fica em lascas tenras e de cor bem clara;

– Quando passa dos 3,5 quilos é chamado de bacalhau do porto.

– Evite comprar bacalhau salgado e seco com excesso de sal ou umidade;

– O peixe não pode estar vermelho ou com pó muito fino cinzento, branco ou amarelo. Isso significa que ele não foi bem processado;

– Se o bacalhau apresentar fendas profundas, aspecto pegajoso ou cozido, coágulos e manchas de sangue ele está seriamente comprometido, não compre;

– Se for congelado verifique a data de validade e o aspecto do produto dentro da embalagem.

Bacalhau em postas, tenro e saudável

Depois dessas dicas importantes você já pode comprar o bacalhau sem medo e preparar uma receita deliciosa para ser servida em família. Mas lembre-se que o bacalhau é salgado, e para dessalgar é preciso deixar na geladeira com água fazendo a troca seguidamente, no mínimo quatro vezes em vinte e quatro horas. Deixe o bacalhau com a casca para cima e a carne mergulhada na água e você terá um peixe ótimo e delicioso.

Leia Também:  10 dicas para viajar sozinho

O bacalhau deve ser bem preparado antes de ir para a panela junto com os temperos, visto que, ele é um alimento salgado e pode alterar o sabor do prato. Sirva com muito azeite de oliva e batatas cozidas, o tempero é a alma do cozinheiro.

Top