Os benefícios do sono para as crianças

PUBLICIDADE

Existem momentos durante a rotina das crianças que são muito importantes por fazerem parte de seu desenvolvimento, inclusive a famosa soneca que é tirada toda hora pelos bebês e durante o dia pelos mais crescidos. Para entender os benefícios do sono para os pequenos, o médico pediatra da MBA Pediatria, Dr. Sylvio Renan Monteiro de Barros, esclarece todas as dúvidas.

 

O sono recupera as energias e traduz novas informações

A importância do sono

É preciso entender que quanto mais nova for a criança, mais contato com uma realidade até então desconhecida ela tem, portanto, é no momento da soneca que todas essas novas informações são processadas, desse jeito, o sono tem papel fundamental na vida de qualquer ser humano, inclusive nessa fase inicial da vida. “O sono é importantíssimo, pois é através dele que recuperamos as energias gastas nas atividades diárias. Mais importante que isto, porém, é que é durante o período de sono que “metabolizamos” as novas informações recebidas, transformando-as em conhecimento. Como a criança, quanto mais nova, mais contato tem com fatos até então inéditos, maior necessidade tem de períodos de sono para arquivar a saraivada de novas informações”, disse o pediatra.

PUBLICIDADE

Médias de horas gastas dormindo

Sabendo isso, os responsáveis devem também compreender que existem médias de horas de sono das crianças, assim, não podem forçá-las a ficarem acordadas ou desrespeitar esse momento tão importante com barulhos ou perturbações que possam atrapalhar a sonequinha. Estudos criaram tabelas com médias de horas de sono para a meninada, mas isso varia conforme o ritmo de cada uma.

Confira a média:

Bebê até 6 meses – média de 14 a 18 horas;

Bebê de 6 a 12 meses – média de 14 a 15 horas;

Bebê de 1 a 3 anos  – média de 12 a 14 horas;

PUBLICIDADE

Idade pré-escolar  –  média de 10 a 12 horas;

Idade escolar – média de 10 a 11 horas;

 

Os pais devem respeitar os horários de sono dos filhos

Pais devem colocar seus filhos para dormirem à tarde

Uma dúvida que sempre acomete os pais é sobre acostumar seus filhos a dormirem um pouquinho à tarde depois daquele banho e do almoço bem dados neles. Segundo Dr. Sylvio Renan, essa prática é totalmente aconselhável não só para os pequenos, como também para os adultos, pois é uma maneira de garantir um melhor desempenho na realização das atividades. “Em vários países da Europa esta é rotina quase obrigatória para pessoas de qualquer idade.

Quem dorme durante o início da tarde tem mais disposição para realizar suas tarefas até o fim do dia. Crianças de qualquer idade também podem (e devem) se beneficiar deste sono” afirmou.

Leia também:

Comentários fechados

Os comentários desse post foram encerrados.