Os benefícios do sono para as crianças

Uma excelente qualidade de vida pode ser alcançada pelas crianças se aquela soneca for respeitada. Os pais devem entender que cada uma tem seu ritmo e que o momento do descanso é muito importante.

Existem momentos durante a rotina das crianças que são muito importantes por fazerem parte de seu desenvolvimento, inclusive a famosa soneca que é tirada toda hora pelos bebês e durante o dia pelos mais crescidos. Para entender os benefícios do sono para os pequenos, o médico pediatra da MBA Pediatria, Dr. Sylvio Renan Monteiro de Barros, esclarece todas as dúvidas.

 

O sono recupera as energias e traduz novas informações

A importância do sono

É preciso entender que quanto mais nova for a criança, mais contato com uma realidade até então desconhecida ela tem, portanto, é no momento da soneca que todas essas novas informações são processadas, desse jeito, o sono tem papel fundamental na vida de qualquer ser humano, inclusive nessa fase inicial da vida. “O sono é importantíssimo, pois é através dele que recuperamos as energias gastas nas atividades diárias. Mais importante que isto, porém, é que é durante o período de sono que “metabolizamos” as novas informações recebidas, transformando-as em conhecimento. Como a criança, quanto mais nova, mais contato tem com fatos até então inéditos, maior necessidade tem de períodos de sono para arquivar a saraivada de novas informações”, disse o pediatra.

Médias de horas gastas dormindo

Sabendo isso, os responsáveis devem também compreender que existem médias de horas de sono das crianças, assim, não podem forçá-las a ficarem acordadas ou desrespeitar esse momento tão importante com barulhos ou perturbações que possam atrapalhar a sonequinha. Estudos criaram tabelas com médias de horas de sono para a meninada, mas isso varia conforme o ritmo de cada uma.

Confira a média:

Bebê até 6 meses – média de 14 a 18 horas;

Leia Também:  Bronzeamento a jato: tire as suas dúvidas

Bebê de 6 a 12 meses – média de 14 a 15 horas;

Bebê de 1 a 3 anos  – média de 12 a 14 horas;

Idade pré-escolar  –  média de 10 a 12 horas;

Idade escolar – média de 10 a 11 horas;

 

Os pais devem respeitar os horários de sono dos filhos

Pais devem colocar seus filhos para dormirem à tarde

Uma dúvida que sempre acomete os pais é sobre acostumar seus filhos a dormirem um pouquinho à tarde depois daquele banho e do almoço bem dados neles. Segundo Dr. Sylvio Renan, essa prática é totalmente aconselhável não só para os pequenos, como também para os adultos, pois é uma maneira de garantir um melhor desempenho na realização das atividades. “Em vários países da Europa esta é rotina quase obrigatória para pessoas de qualquer idade.

Quem dorme durante o início da tarde tem mais disposição para realizar suas tarefas até o fim do dia. Crianças de qualquer idade também podem (e devem) se beneficiar deste sono” afirmou.

Top