Como acabar com o mau cheiro dos pés

Como acabar com o mau cheiro dos pés? – esta é uma pergunta bastante comum entre as pessoas que têm chulé. Quem sofre com…

Por Isabella Moretti em 25/08/2014

Como acabar com o mau cheiro dos pés? – esta é uma pergunta bastante comum entre as pessoas que têm chulé. Quem sofre com o problema normalmente sente vergonha de tirar os sapatos na frente dos outros, pois o odor desagradável causa constrangimento.

Como acabar com o mau cheiro dos pés. (Foto: Divulgação)

O chulé, conhecido cientificamente como bromidose plantar, é causado por causa do suor excessivo que acomete a região dos pés. A umidade cria um ambiente propício para a proliferação de fungos e bactérias. O problema se torna ainda pior com a falta de higiene.

Homens, mulheres, jovens, crianças e idosos podem sofrer com o chulé. O mau cheiro toma conta dos pés por causa de uma reação química. O organismo humano transpira para regular a sua temperatura, mas em algumas partes do corpo, o suor não consegue se dissipar. Isso acontece com os pés, que vivem cobertos com tênis, sapatilhas, entre outros calçados. A fermentação das bactérias e fungos, por sua vez, é responsável pelo cheiro desagradável.

Como acabar com o mau cheiro dos pés?

Confira a seguir algumas dicas para prevenir chulé:

É fundamental cuidar da higiene dos pés. (Foto: Divulgação)

Cuide da higiene dos pés

O primeiro passo para prevenir chulé é cuidar da higiene. Os pés devem ser lavados adequadamente com sabonetes comuns ou hidratantes, que afastam as bactérias e não causam irritação na pele. Os antissépticos, por sua vez, devem ser evitados.

Secagem cuidadosa

Não basta apenas lavar os pés corretamente, afinal, também é necessário caprichar na secagem. Ao sair do banho, a pessoa deve passar a toalha na planta e entre os dedos. Nunca se esqueça de que as bactérias adoram se proliferar em lugares úmidos.

Troque as meias diariamente

Você busca formas de como acabar com o mau cheiro dos pés? Então comece trocando as meias diariamente, dando preferência aos modelos de algodão. As meias de poliéster ou outro material sintético fazem os pés suarem com mais facilidade.

Use calçados abertos

O tênis é o principal causador do chulé, pois ele não deixa o suor se dissipar. Para reduzir o mau cheiro dos pés, é recomendado usar sapatos abertos, como chinelos, sandálias e rasteirinhas.

Não use o mesmo calçado todos os dias. (Foto: Divulgação)

Troque sempre os sapatos

Procure não usar o mesmo par de sapatos todos os dias. O ideal é deixar os calçados algumas horas em um ambiente arejado e ensolarado.

Use sprays e talcos específicos

Há no mercado uma série de sprays e talcos, que diminuem o suor dos pés e eliminam as bactérias causadoras do mau cheiro. Estes produtos específicos são bem interessantes no tratamento contra chulé.

Veja também: Receita caseira contra chulé: dicas

Agora que você já sabe como acabar com o mau cheiro dos pés, coloque em prática as dicas para prevenir chulé.

Top