Manteiga de murumuru para cabelos: benefícios, como usar

Manteiga de murumuru para cabelos: benefícios, como usar

Recentemente, surgiu no mercado um produto que promete substituir o precioso “ouro de Marrocos” (o óleo de argan), que tanto furor causou, no mundo…

Por Editorial MDT em 04/07/2013

Recentemente, surgiu no mercado um produto que promete substituir o precioso “ouro de Marrocos” (o óleo de argan), que tanto furor causou, no mundo da beleza. Trata-se da manteiga de Murumuru, de origem nacional, mais especificamente da Amazônia. Ela é produzida a partir do óleo extraído das castanhas de uma palmeira espinhenta – a Astrocaryum murumuru -, que é abundante da região e se estende às fronteiras com a Bolívia e o Peru. A manteiga já tem sido usada na produção de batons, cremes corporais, sabonetes, xampus e máscaras de tratamento capilar. Saiba quais são os benefícios da manteiga de murumuru e como usá-la.

Manteiga de murumuru promete substituir o óleo de argan (Foto: Divulgação)

Benefícios da manteiga de murumuru para os cabelos

Com alta concentração de ácidos oleico, láurico e mirístico, a manteiga de murumuru promete hidratar profundamente os fios, além de acabar com o efeito frizz. Ela cria uma camada protetora nos fios, evitando a sua perda de água. Mas não é só isso. O produto também restaura a estrutura hidrolipídica dos cabelos, tornando-os muito mais brilhantes, sedosos, leves e protegidos, contra os agentes externos, causadores de ressecamento. Para quem sofre com cabelos volumosos, os benefícios da manteiga de murumuru também são notáveis, sendo que a propriedade de domá-los tem sido uma de suas principais.

A manteiga de murumuru é extraída do óleo da castanha (Foto: Divulgação)

Ao comparar as propriedades da manteiga aos benefícios do óleo de argan, vê-se que ela é mais indicada para quem está com os cabelos realmente muito danificados. O argan também cria uma camada protetora nos fios, enquanto lhes dá brilho e sela suas cutículas. Embora a manteiga ou o óleo de murumuru não sejam pesados, eles podem ser a melhor opção, para cabelos que precisam de socorro imediato.

Como usar manteiga de murumuru

Já podem ser encontrados, no mercado, xampus e condicionadores, óleos e máscaras, com manteiga de murumuru. No caso dos produtos para lavagem, o uso é comum. Já as máscaras podem ser aplicadas, nas pontas e no comprimento dos fios, após a lavagem. Espera-se que o produto aja (leia as instruções do rótulo) e, em seguida, basta enxaguar os cabelos. Caso os fios estejam saudáveis, o uso do produto, uma vez por semana, é suficiente. Mas os cabelos muito danificados podem recebê-lo diariamente ou, ao menos, a cada dois dias.

Murumuru promete dar fim aos cabelos ressecados e volumosos (Foto: Divulgação)

Já o óleo é diferente da manteiga. Ele pode ser aplicado, diariamente, nas pontas dos cabelos. Também pode ser usado em seu comprimento, desde que em quantidade dosada. Isso pode ser feito nos cabelos secos ou molhados, antes da escova. Mas é necessário lembrar que, para usar a manteiga de murumuru ou o óleo, é importante ler, com atenção, as instruções de uso de cada produto, já que ele pode ser encontrado em diferentes concentrações.

Top