Manteiga de murumuru para os cabelos

A Floresta Amazônica é tida como uma verdadeira farmácia natural. Nela, concentra-se uma vegetação única, onde se encontram substâncias capazes de dar origem a…

A Floresta Amazônica é tida como uma verdadeira farmácia natural. Nela, concentra-se uma vegetação única, onde se encontram substâncias capazes de dar origem a remédios para todos os males e, é claro, cosméticos poderosos. Muito já se descobriu e foi retirado da floresta, indo para laboratórios de todos os cantos. Porém, o potencial de suas plantas e árvores vai muito além do que se possa imaginar. Dentre os produtos já criados a partir da vegetação amazônica está a manteiga de Murumuru. Na região, suas propriedades são conhecidas há tempos e empregadas na produção artesanal local, mas as pesquisas sobre os frutos desta palmeira e os cosméticos poderosos compostos por suas substâncias tornaram-se mais conhecidos, recentemente.

A manteiga de murumuru promete hidratar profundamente os fios, além de reduzir o seu volume (Foto: Divulgação)

O que é e de onde vem a manteiga de Murumuru

A manteiga é extraída dos frutos da palmeira Astrocaryum murumuru. Ela existe em abundância na região amazônica brasileira, estendendo-se às fronteiras com a Bolívia e o Peru. Os frutos da palmeira são cobertos por uma polpa amarelada e, em seu interior, está o caroço, de onde se extrai o óleo de murumuru. A gordura presente nesta amêndoa, que não tem cheiro e nem gosto, é a manteiga do fruto. Ela é rica em ácidos oleico, mirístico e láurico.

Caroços de murumuru. Em seu interior, está a castanha, de onde sai o produto precioso (Foto: Divulgação)

O produto que promete substituir o óleos de coco e de argan não é empregado apenas na fabricação de cosméticos. A gordura pode ser usada, também, na produção de alimentos. Mas o interessante, mesmo, são as vantagens da manteiga de murumuru para os cabelos e para a pele.

Leia Também:  Sugestões de coberturas para bolos

Benefícios da manteiga de murumuru para os cabelos

A solução para os fios ressecados e volumosos pode estar no óleo de murumuru. A manteiga é rica em ácidos graxos e tem alto poder de nutrição e hidratação. Ela cria uma película protetora e emoliente nos fios ou na pele, impedindo a perda de água. Os ácidos graxos restauram a camada hidrolipídica dos fios, tornando-os brilhantes, leves e protegidos contra os diferentes agentes externos, causadores de ressecamento e volume. Como se vê, são muitos os benefícios da manteiga de murumuru para os cabelos.

A manteiga de murumuru chega a aguçar os sentidos (Foto: Divulgação)

Em shampoos, condicionadores e sabonetes a substância é empregada em porcentagens pequenas. Porém, a manteiga de murumuru é mais concentrada. Dentre as marcas consolidadas que já estão se dedicando a este novo milagre da beleza, está a L’Oréal. Ela criou a linha Absolut Control, que possui todos os produtos necessários aos cuidados com os cabelos e todos eles contêm a substância extraída das valiosas castanhas. Mas, certamente, ainda aparecerão muitos outros cosméticos com óleo de murumuru, por aí. Já que as promessas são tão positivas, não custa nada experimentar, não é mesmo?

Veja como os outros óleos atuam nos cabelos: Óleos vegetais para os cabelos

Confira sugestões para usufruir dos poderes do argan: Como usar óleo de argan: dicas, sugestões

Top