Língua presa: o que é, o que provoca, como tratar

A maioria das pessoas conhece alguém que possui a língua presa. Esse problema é bastante comum, e apesar de não representar nenhum perigo à…

A maioria das pessoas conhece alguém que possui a língua presa. Esse problema é bastante comum, e apesar de não representar nenhum perigo à saúde, é capaz de causar grande constrangimento na via de várias crianças. Acabe com as principais dúvidas sobre o assunto e saiba o que é língua presa e como tratar.

O hábito de chupar o dedo pode causar problemas no tônus lingual. (Foto: divulgação)

O que significa “ter língua presa”

A língua presa é o resultado da má articulação da língua durante a fala, que culmina em certa dificuldade para emitir alguns fonemas. A maioria dos portadores de língua presa sofre de ceceio, isto é, pronunciam as palavras com “S” e “Z” posicionando a língua entre os dentes da frente.

Outra variação do problema, que apesar de não ser tão frequente é o que pode ser percebido de modo mais fácil, é a dificuldade em pronunciar a letra “L”, devido à pequena extensão do freio lingual. Nessa situação, a ponta da língua não consegue alcançar o céu da boca, dificultando muito a fala.

Causas de língua presa

A língua presa é um distúrbio provocado por má formação do freio lingual, que pode ser identificado a partir do nascimento. Geralmente as crianças portadoras desse tipo de problema apresentam dificuldade para mamar e, em casos extremos, o freio pode ser tão curto que impede a saída da língua pela boca. Geralmente é possível observar um sulco que aparece no meio da língua, toda vez que a criança chora e tenta colocar a língua pra fora.

O encurtamento do frênulo pode ser percebido desde o nascimento. (Foto: divulgação)

Os tropeços na fala também podem ser causados pelo mau posicionamento lingual,  secundário a inúmeros problemas e maus hábitos, como uso de chupeta, costume de chupar o dedo, uso da mamadeira com furo grande no bico, respiração bucal e até mau posicionamento dos dentes. Ocorre que todas essas alterações provocam uma mudança no tônus da musculatura orofacial, de modo que a língua acaba se tornando mais flácida e mudando sua posição normal.

Continuar Lendo  Receita de Bombom Caseiro

Como tratar

O esforço do paciente é determinante para a obtenção de resultados satisfatórios. O tratamento para língua presa deve ser feito por uma equipe multidisciplinar, envolvendo otorrinolaringologista, dentista, fonoaudiólogo e outros profissionais, consistindo na realização de exercícios específicos para a musculatura orofacial, realizados em sessões de fonoaudiologia. Situações mais graves também podem ser tratadas com cirurgia para língua presa, em que é feito um pequeno pique no frênulo.

O acompanhamento com fonoaudiologista é importantíssimo (Foto: divulgação)

A língua presa é um problema que, apesar de não representar nenhum tipo de risco à saúde, pode dificultar a fala e provocar grandes constrangimentos. Existem vários fatores que podem ser responsáveis pelo distúrbio e o tratamento deve ser feito por equipe multiprofissional.

 

Top