Língua presa: tratamentos

Algumas pessoas possuem língua presa e como resultado, elas apresentam dificuldade em vocalizar algumas palavras. Felizmente, existe tratamento para o problema. Devido a isso,…

Algumas pessoas possuem língua presa e como resultado, elas apresentam dificuldade em vocalizar algumas palavras. Felizmente, existe tratamento para o problema. Devido a isso, separamos algumas informações sobre os tratamentos para a língua presa.

Saiba o que fazer com as crianças que falam com a língua presa.

A língua presa é um problema que afeta muitas pessoas. (Foto: divulgação)

Saiba mais sobre a língua presa

A língua presa ocorre quando o freio lingual é muito curto, afetando a mobilidade da musculatura. Esse é uma prega de tecido localizada embaixo da língua e que se insere na parte detrás da gengiva inferior. Em alguns casos, o problema é tão grave que a pessoa não consegue colocar a língua para fora da boca. Como resultado, a língua pode ter usa estrutura alterada, deixando-a com um formato de um “coração”.

A avaliação da língua presa é essencial

Cada pessoa que possui língua presa deve ser avaliada individualmente, pois cada caso é um caso. O especialista avaliará o indivíduo portador do problema conforme o comprimento do freio e o grau de restrição dos movimentos da língua. Diante de casos mais severos, os movimentos da língua ficam tão restritos a tal ponto de prejudicar a alimentação do paciente e, posterior, desenvolvimento da fala. Por outro lado, quando o freio lingual é maior, a pessoa portadora não apresenta nenhuma alteração, conseguindo se alimentar e vocalizar normalmente. Ao final, o médico poderá ditar qual o processo a ser estipulado para o tratamento.

Alguns problemas da fala podem estar relacionados com a língua presa. (Foto: divulgação)

Conhecendo mais sobre o tratamento para a língua presa

Após a realização do diagnóstico de língua presa, o tratamento deve ser estipulado. Até hoje em dia, esse assunto ainda é muito questionado e discutido entre os profissionais de saúde, como médicos, odontologistas e fonoaudiólogos.

Leia Também:  Uso de laxantes: riscos, perigos

Quando se chega a um consenso de que a cirurgia é a melhor opção, o paciente não necessita ficar apreensivo, pois o procedimento é simples e rápido. A cirurgia é baseada na remoção do freio e colabora na liberação dos movimentos da língua. Esse ato cirúrgico recebe o nome de frenectomia e antes de realiza-la, deve ser muito bem avaliada por um especialista.

A idade ideal para a realização do procedimento

Não existe idade exata para a realização da cirurgia que, normalmente, é realizada por um ortodontista. Entretanto, a depender do grau de acometimento, é importante realizar o procedimento o quanto antes, de modo a evitar qualquer transtorno ao desenvolvimento da pessoa.

A depender do grau de língua presa, a cirurgia está indicada. (Foto: divulgação)

A língua presa é um problema que acomete um número razoável de pessoas. Após conhecer o tratamento para língua presa e caso sofra com o problema, busque a orientação de um especialista e siga as orientações.

Saiba mais sobre a cirurgia no freio da língua.

Top