Lentes de contato: dicas, cuidados

Saiba mais sobre lentes de contato: dicas, cuidados. Esse dispositivo, que ajuda a enxergar melhor e também possui finalidade estética, está cada vez mais…

Saiba mais sobre lentes de contato: dicas, cuidados. Esse dispositivo, que ajuda a enxergar melhor e também possui finalidade estética, está cada vez mais presente na vida dos brasileiros. Leia a matéria e aprenda manipular corretamente as suas lentes, sem oferecer riscos à saúde dos olhos.

Lentes de contato: dicas, cuidados. (Foto Ilustrativa)

Lentes de contato: dicas, cuidados. (Foto Ilustrativa)

Muitas pessoas não gostam de usar óculos de grau, por isso acabam optando pelas lentes de contato. Elas são bem mais discretas e ajudam a corrigir uma série de problemas de vista, como miopia, astigmatismo e hipermetropia.

Leia mais: Diferentes tipos de lentes de contato

De acordo com a Sociedade Brasileira de Lentes de Contato e Córnea (SOBLEC), dois milhões de brasileiros usam lentes de contato. A maioria, no entanto, ainda não sabe como cuidar corretamente desse dispositivo médico.

Lentes de contato: dicas, cuidados

Veja a seguir como lidar com as suas lentes de contato: dicas, cuidados.

Limpeza correta

As lentes de contato devem ser higienizadas antes e depois do uso. Esse cuidado evita a entrada de micro-organismos nos olhos, que, por sua vez, são responsáveis por infecções severas.

Para realizar a limpeza correta, lave bem as mãos com água e sabonete neutro antes de manipular as lentes. Depois, aplique algumas gotas da solução específica para limpar e friccione levemente os dedos, para remover possíveis resíduos.

As lentes devem ser higienizadas antes de colocar nos olhos. (Foto Ilustrativa)

É importante higienizar as lentes antes de colocá-las nos olhos. (Foto Ilustrativa)

Armazenamento

É fundamental armazenar as lentes de contato em um estojo apropriado. Esse compartimento também pede uma limpeza com solução específica para evitar contaminação. Depois de aplicar o produto, seque o estojo no ar, evitando papel ou toalha.

Saiba mais: Dicas para quem usa lentes de contato

Colocação das lentes

Lave as mãos com água e sabonete neutro. Em seguida, seque-as em uma toalha macia. Pegue a lente com a ponta do dedo indicador e segure a pálpebra com o mesmo dedo, só que da outra mão. Dessa forma, é possível evitar o piscar de olhos no momento da colocação. Abra a pálpebra inferior com os outros dedos e leve a lente em direção aos olhos. Mantenha o olhar voltado para cima. Libere a pálpebra superior e a lente se ajustará sozinha.

As lentes não podem ficar mais de 12 horas nos olhos. (Foto Ilustrativa)

As lentes não podem ficar mais de 12 horas nos olhos. (Foto Ilustrativa)

Uso correto

As lentes de contato não podem permanecer mais de 12 horas seguidas nos olhos. É preciso removê-las às vezes para não sofrer com falta de lubrificação ou irritação. O dispositivo não pode ser usado na hora de dormir, nadar e ou fazer maquiagem.

Remoção das lentes

A retirada das lentes de contato também requer atenção. Lembre-se de higienizar as mãos com água e sabonete neutro. Depois, olhe para cima com cuidado, puxe a pálpebra inferior para baixo e toque a lente com o dedo indicador. Deslize o dispositivo para a parte branca do olho e aperte levemente, pois assim a remoção fica mais fácil.

Veja também: Óculos ou lentes de contato: qual escolher

Agora você já sabe tudo sobre lentes de contato: dicas, cuidados. Coloque as dicas em prática e preserve os seus olhos. Continue no Mundo das Tribos e veja outras matérias sobre saúde.

 

Top