Dicas para montar um muro verde

O paisagismo da área externa tem o muro verde como uma das suas principais tendências. A estrutura é caracterizada pelo cultivo de determinadas plantas…

Deixe o muro residencial mais bonito com uma cobertura verde

O paisagismo da área externa tem o muro verde como uma das suas principais tendências. A estrutura é caracterizada pelo cultivo de determinadas plantas que assumem o papel de acabamento. Há várias formas de trabalhar com a técnica e inovar a superfície, basta usar a criatividade e o bom gosto.

Quando a compra de materiais modernos e arrojados para revestir as paredes externas não cabe no orçamento, o muro verde se apresenta como a melhor solução. A estrutura contribui com um visual natural para a propriedade, além de garantir segurança e privacidade com o seu formato.

Aprendendo a montar muro verde

Antes de iniciar a reforma no exterior da residência, é necessário desenvolver um projeto paisagístico. Em primeiro lugar, escolha um tipo de planta trepadeira para cultivar na estrutura e considere o tipo de resultado que deseja obter com a montagem do muro. Algumas pessoas preferem uma cobertura verde e básica, enquanto outras buscam um efeito mais florido.

As plantas trepadeiras são usadas para montar o muro verde

Para deixar o muro decorado com flores em algumas épocas do ano, prefira usar as trepadeiras com gavinhas. Esta proposta promete deixar a estrutura mais delicada, romântica e colorida. Sugestões interessantes para usar na ornamentação são as espécies: maracujá-poranga, maracujá-roxo e o Amor-agarradinho. Caso a ideia seja obter uma charmosa cortina de folhas no muro, então aposte no cultivo de falsa-vinha.

As trepadeiras de caule torcido são também muito usadas para decorar muros residenciais. Elas normalmente necessitam de uma estrutura em arame para crescer da forma correta e fazer um belo acabamento da superfície. Os paisagistas indicam espécies como Congéia, Tumbérgia-azul e Flor-de-São-João.

O muro verde pode ser fechado com uma camada uniforme de plantas bem fixadas, é o caso do trabalho com trepadeiras de raízes adventícias. A espécie mais usada para este tipo de paisagismo é a unha de gato, que retém umidade e se adéqua apenas para o acabamento de muros.

Leia Também:  Jogo de Jantar de 42 Peças, Preços, Onde comprar

As plantas trepadeiras são capazes de disfarçar os muros e completar os elementos de natureza presentes no jardim. Dependendo da forma como elas são cultivadas, conseguem criar verdadeiros painéis que completam fachadas e os espaços dentro da propriedade. Mas, apesar de existir várias possibilidades para o paisagismo, é importante tomar alguns cuidados.

Os muros verdes com certeza vão transformar o exterior da residência

Cuidados com os muros verdes

Ao definir uma espécie de trepadeira para o paisagismo, verifique se ela suporta as condições climáticas do lugar. Lembrando que algumas plantas são mais resistentes e por isso conseguem suportar os raios solares, como o maracujá. Caso a região apresente um clima frio, então as heras são mais indicadas para os muros residenciais.

Transforme o exterior da casa com os muros verdes.

 

Top