Lençol com elástico: como passar, dicas

Com os cuidados apropriados, roupas de cama, mesa e banhos podem ser bastante duráveis. Mesmo as linhas de produtos finos que exigem manutenção específica,…

Por Editorial MDT em 01/03/2013

Com os cuidados apropriados, roupas de cama, mesa e banhos podem ser bastante duráveis. Mesmo as linhas de produtos finos que exigem manutenção específica, como é o caso dos lençóis com elásticos, não trazem tanto trabalho na hora de lavar, passar e guardar. A seguir confira algumas dicas de como passar peças de cama mesa e banho.

Tecidos

Na hora de passar, a dica é manter o ferro em constante movimento. (Foto Divulgação)

Linho: Utilize o vapor ou se desejar borrife água na parte a ser passada. Além de auxiliar na tarefa, o tecido não ficará exposto mais tempo que o necessário a elevadas temperaturas. Não deixe o ferro sobre uma determinada área, sob risco de danificar as fibras do tecido e deixá-lo amarelado. A dica é manter o ferro em constante movimento.  O linho não precisa ser engomado. Para guardá-lo, aproveite sacos em tecido natural branco.

Leia mais: Como Organizar roupa de cama

Na hora de passar o lençol dobre-o ao meio e passe somente um dos lados (Foto Divulgação)

Sintético: Peças em tecido sintético são fáceis de lavar e quase não amassam. Atualmente as máquinas de lavar vêm com um circuito exclusivo para tecidos sintéticos. Para lavá-los use somente água fria. Também é importante evitar a máquina de secar, já que o calor endurece suas fibras. Caso preciso retirar alguma mancha é indicado que o lave a seco ou peça para algum profissional faça a tarefa.

Veja também: 10 erros comuns na hora de lavar roupas

Dicas

Com alguns cuidados é possível passar perfeitamente o lençol com elástico. (Foto Divulgação)

Algodão: Passar lençóis é uma tarefa complicada, ainda mais se o lençol for com elástico. Uma dica para passa-los é ir dobrando a peça ao meio e passar somente um dos lados. Dobre o lençol ao meio e preste atenção se o outro lado esteja bem esticado. Repita o processo até que a peça esteja do tamanho para guardar.

Confira ainda: Como lavar roupas coloridas

Confira o passo a passo para passar lençóis com elástico:

1. Dobre o lençol ao meio;

2. Pegue a parte com o elástico e estenda sobre a tábua de passar;

3. Passe o ferro com cuidado, seguindo em direção às pontas;

4. Repita os movimentos até que o lençol esteja dobrado da forma como gostaria.

Com alguns cuidados é possível passar perfeitamente o lençol com elástico.

Top