Como lavar roupas coloridas

As pessoas costumam reclamar a respeito da limpeza de roupas brancas, argumentando sempre as dificuldades de eliminar o amarelado e recuperar 100% da cor.…

Evite que as roupas coloridas fiquem desbotadas lavando-as corretamente. (Foto: Divulgação)

As pessoas costumam reclamar a respeito da limpeza de roupas brancas, argumentando sempre as dificuldades de eliminar o amarelado e recuperar 100% da cor. Entretanto, também é importante prestar atenção na lavagem de roupas coloridas para não perdê-las em pouco tempo de uso.

Lavar roupa não é uma das tarefas mais prazerosas e nem das mais fáceis, principalmente para quem não tem experiência. A lavagem de peças coloridas requer cuidados, pois qualquer equívoco pode comprometer o tecido, manchar e, inclusive, desbotar.

Além de aprender o passo a passo para lavar as roupas da maneira adequada, também é importante adotar alguns truques que garantem a conservação do tecido e aumentam a durabilidade da peça.

Lavando roupas coloridas

Reconheça as necessidades de cada peça na hora de lavá-la. (Foto:Divulgação)

• Antes de colocar todas as peças para bater na lavadora, é essencial separá-las para evitar as manchas. Os detalhes de cada roupa também precisam ser levados em conta, como o tipo de tecido e acabamento.

• Para preservar a beleza das roupas azuis e vermelhas, procure passá-las logo após a lavagem e secagem, usando uma solução suave de água e soda. Este truque é eficaz para a conservação da peça porque preserva a cor por mais tempo.

• Para evitar que as roupas verdes e vermelhas fiquem desbotadas, elas devem ser lavadas e enxaguadas logo depois. Em seguida, passe uma solução com água, vinagre e suco de limão nas peças.

Roupas com bordados coloridos devem ser lavadas com água, sabão branco e, por último, vinagre.

Saiba mais: Como tirar manchas de roupas coloridas

Leia Também:  10 erros comuns na hora de lavar roupas

•É importante alertar que as peças estampadas não podem ficar de molho, afinal, elas acabam sendo lesadas por manchas e pelo efeito desbotado. Para evitar danos, lave e enxague imediatamente, depois coloque para secar na sombra.

• O tecido com estampa e fundo branco tem mais chances de ser manchado na hora de secar, por isso na última água da lavagem, é recomendado acrescentar um pouco de vinagre.

• Ao secar as roupas coloridas, evite a exposição direta ao sol, pois isso pode danificar as cores.

Truques para lidar com roupas coloridas

Truques caseiros podem ajudar a conservar as roupas coloridas. (Foto:Divulgação)

• Para evitar que uma roupa vermelha solte tinta, vale a pena usar uma solução de soda caustica e água na hora de passar.

• Ao lavar roupas claras com escuras, uma peça pode acabar manchando. Neste caso, é necessário ferver água com açúcar e mergulhar o tecido danificado na solução. O líquido deve permanecer fervendo até a mancha desaparecer. Este truque só funciona com roupas de algodão, portanto não pode ser colocado em prática com tecidos sintéticos.

Veja também: Como lavar roupas pretas

Top