10 erros comuns na hora de lavar roupas

O modo como você está lavando as suas roupas não está dando muito certo? Veja agora 10 erros comuns que cometemos na hora de lavar as roupas.

Por Redacao em 27/11/2011

Lavar roupa nem sempre é uma tarefa fácil ou dá certo para algumas pessoas, pois acontece de aparecer manchas, rasgos, a roupa encolhe, aí você se pergunta, como aconteceu se eu fiz tudo certo? Mas será mesmo que você fez tudo do modo correto? Veja agora 10 erros comuns que cometemos na hora de lavar as roupas e acabam passando despercebidos. 

  1. Não separar as roupas por cores: às vezes deixamos passar uma ou duas peças de roupas achando que não vai acontecer nada, e são elas que acabam manchando as outras peças; por exemplo, roupa colorida com branca. O indicado é que separe as roupas coloridas das brancas e pretas, pois evita manchá-las.
  2. Não separar as roupas por categorias: muitas pessoas não ligam de fazer a separação por categorias na hora de lavar; o bom é que separe direitinhas as peças íntimas, roupas, cama, mesa, banho, para cada lavagem; quando separadas elas ficam mais limpas!
  3. Não usar o sabão em pó da maneira correta: exagerar na quantidade de sabão também pode manchar a roupa, é bom conferir no manual da máquina a quantidade certa a ser usada.
  4. Fazer mau uso do alvejante: este tem o tempo certo de agir nas roupas, que varia de 15 a 20 minutos, as pessoas geralmente não dão bola, mas é importante para não deixá-las desbotada.
  5. Deixar a roupa de molho: é costume deixar de um dia para o outro e isso está errado! Deixar a roupa de molho mais de uma hora pode fazer com que a sujeira que já saiu dela volte novamente.
  6. Colocar para secar no sol: é um método rápido, mas prejudica a roupa porque queima e degrada as fibras, podendo endurecer o tecido e até mesmo encolher. O ideal é que coloque as roupas para torcer na máquina porque já sai em um ponto (um pouco úmida) que seca rápido na sombra.
  7. Não lavar corretamente as roupas íntimas: as roupas íntimas muitas vezes colocadas na máquina com alguma outra peça ou só elas mesmas acabam desfiando, ficando tortas e feias; o certo é colocá-las dentro de um saco ou fronha e amarrá-las, e assim lavá-las. Lembrando que tem o “saco de proteção” que tem alguns furinhos e é bem eficiente, a lavagem das peças é ainda melhor com ele, pois os furinhos permitem a entrada do sabão em pó e sua ação.
  8. Lavar roupas de lã com sabão em pó: lavar a lã com sabão em pó não é boa ideia, endurece o tecido; use detergente neutro (ou sabão líquido).
  9. Falta de cuidado com a roupa de tricô: costumamos torcer e pendurar elas normalmente, mas não pode porque elas deformam, o certo é retirar a água delas dando apertos e depois com uma toalha para tirar a umidade; para pendurar, coloque na horizontal sobre uma grade (na sombra).
  10.  Falta de cuidado na hora de estender: essa hora é fundamental para mais tarde você não sofrer; vale a pena dar uma conferida pra ver se não tem nada manchado e estender do modo correto: quando tirar as roupas da máquina chacoalhe-as bem, evita de elas ficarem todas amarrotadas; e assim está tudo pronto para poder passá-las!

Aí estão os erros e o mais importante, as dicas para você evitar estragar suas roupas e ficar com elas lindas e cheirosas!

 

 

 

 

 

 

Top