Erros mais comuns ao lavar o cabelo

Tarefa simples, mas que feita com erros por muitas pessoas: lavar o cabelo. O cabelo humano requer cuidados específicos para que sempre fique nutrido,…

Tarefa simples, mas que feita com erros por muitas pessoas: lavar o cabelo. O cabelo humano requer cuidados específicos para que sempre fique nutrido, saudável e com uma bela aparência. Esses cuidados são simples, mas que devem ser feitos de maneira correta, principalmente quando o assunto é cabelo feminino ou ainda o cabelo masculino mais comprido. Existem erros comuns ao lavar o cabelo que podem ser evitados com facilidade. Saiba mais.

Evite erros simples na hora de lavar o cabelo. (Foto: Divulgação)

Erros ao lavar o cabelo

Não molhar o cabelo o suficiente – Algo tão simples, mas que muitos acabam errando. Para o shampoo agir de forma correta, é preciso que o cabelo esteja bem molhado, encharcado mesmo. A dica é ficar uns três minutos com a cabeça na água corrente antes da aplicação do produto.

Esfregar muito o couro cabeludo – Esse é outro erro comum ao lavar o cabelo. A pessoa acha que se esfregar demais, vai estar tirando toda a sujeira do couro cabeludo, mas na verdade isso só aumenta a produção de óleo na raiz. Se essa esfregação for feita com a unha, pode ferir o couro. O ideal é uma massagem rápida com a ponta dos dedos. O movimento deve ser circular e leve.

Lavar demais o cabelo – Ficar repetindo a lavagem várias vezes sem necessidade no banho não é uma boa. Uma vez ou duas no máximo, quando o cabelo está com excesso de produtos, é o suficiente para tirar a sujeira e deixa-lo limpo.

Exagerar no shampoo – Usar muito shampoo pode deixar os fios com um aspecto pesado e sujo. Para quem tem raiz oleosa, a dica é misturar o shampoo em água e só depois aplicar no cabelo, começando pelas pontas. Nunca comece pelo couro. Se você não tem escova progressiva, use o shampoo de limpeza profunda uma vez na semana.

Não exagere na quantidade de shampoo. (Foto: Divulgação)

Hidratação – Para quem tem cabelo oleoso, a hidratação deve ser feita apenas no comprimento. Não aplique hidratante na raiz. Isso só aumenta a oleosidade do fio. Para recuperar a franja e os fios do topo da cabeça, use um condicionador em mousse. Finalize com água fria, ela dá brilho e fecha as cutículas. Independente do tipo de cabelo, não use água quente.

Leia Também:  Receita de pudim de nutella

Esses são apenas alguns dos principais erros ao lavar o cabelo. Como você viu, eles podem ser evitados de forma simples. A lavagem é um processo importante para as madeixas. Ela tira a sujeira e pode trazer ótimos resultados, inclusive de hidratação. Fique atento(a) e evite os erros na hora de lavar o seu cabelo.

Leia também:

Cabelos cacheados e compridos: como cuidar, dicas

Cabelos oleosos: dicas para cuidar

Top