Efeito sanfona como evitar e tratar

Efeito sanfona como evitar e tratar é sobre o que vamos comentar na matéria a seguir, que traz dicas importantes para quem está pensando…

Efeito sanfona como evitar e tratar é sobre o que vamos comentar na matéria a seguir, que traz dicas importantes para quem está pensando em fazer dieta, mas tem medo de que as gorduras queimadas ao longo do processo acabem voltando, algum tempo depois.

Efeito sanfona como evitar e tratar (Foto Ilustrativa)

Para perder peso, muitas pessoas seguem uma alimentação bastante restritiva, algo que, em um primeiro momento, até pode resultar no emagrecimento. Mas poucas semanas depois, os indesejáveis quilinhos extras acabam aparecendo, situação que costuma acontecer com frequência.

Esse famoso efeito sanfona normalmente acontece em quem segue dietas restritivas, já que esse tipo de plano alimentar contribui apenas para desinchar as células de gordura, quando elas deveriam ser eliminadas. Assim, elas podem aumentar em volume e em quantidade, quando a pessoa volta a se alimentar normalmente, facilitando o novo ganho de peso.

Mitos e verdades sobre o efeito sanfona

Efeito sanfona como evitar e tratar

Escolher uma alimentação saudável e recomendada por nutricionista é uma das melhores formas de evitar o efeito sanfona (Foto Ilustrativa)

Além da volta do peso, que você tanto queria perder, o efeito sanfona também pode trazer alguns perigos para a saúde, como o aumento da pressão arterial e da taxa de colesterol. E como fazer para evitá-lo?

Uma das melhores maneiras de evitar o efeito sanfona é adotar uma dieta recomendada por nutricionista, que saberá indicar um plano alimentar balanceado e adequado para o seu caso, ao invés de fazer dieta por conta própria, principalmente nos casos que prometem emagrecimento rápido.

A prática regular de atividades físicas também ajuda a evitar o ganho de peso (Foto Ilustrativa)

Efeito sanfona traz risco para a saúde

Leia Também:  Meia calça invísível: o que é, vantagens

Além disso, o problema também pode ser evitado incluindo algumas mudanças em seus hábitos alimentares, como fazer mais refeições ao longo do dia (de três em três horas), evitando os excessos (opte por refeições menores) e priorizando alimentos saudáveis.

A prática regular de atividades físicas é outra maneira interessante de prevenir o efeito sanfona, já que assim você continua a queimar calorias com frequência, o que aliada a uma alimentação saudável e correta, evita o ganho de peso.

Outras dicas para evitar efeito sanfona

O efeito sanfona pode provocar alguns problemas de saúde (Foto Ilustrativa)

Celebridades que sofrem com o efeito sanfona

Há ainda várias outras dicas para evitar o efeito sanfona, como:

  • Evite dietas que cortem o carboidrato do seu cardápio diário.
  • Mastigue os alimentos por mais tempo, para aumentar a sensação de saciedade.
  • Escolha bem os alimentos e fique de olho na quantidade consumida.
  • Tenha sempre um acompanhamento profissional ao fazer dieta (médico, nutricionista, etc).

Top