Venda de chá verde injetável é proibida pela Anvisa

A Anvisa (Agência Nacional de Vigilância Sanitária) tomou a decisão de proibir a venda de chá verde injetável. Desta forma, o medicamento não poderá…

A Anvisa (Agência Nacional de Vigilância Sanitária) tomou a decisão de proibir a venda de chá verde injetável. Desta forma, o medicamento não poderá ser comercializado, distribuído e tão pouco fabricado no Brasil. A resolução foi publicada oficialmente na última segunda-feira (8) no “Diário Oficial da União”.

O chá verde injetável é usado para emagrecer e eliminar gorduras localizadas. (Foto:Divulgação)

O extrato injetável de chá verde está proibido

A fabricação e o comércio de extratos injetáveis a base de chá verde foram suspensos após a agência descobrir que o uso da substância é tido como um método para emagrecer e acabar com as gorduras localizadas.

De acordo com a Anvisa, não há estudos que comprovam a segurança da aplicação do medicamento, por isso a sua formulação subcutânea pode representar um perigo para a saúde do paciente.

Os benefícios do chá verde injetável começaram a ser divulgados na internet, o que chamou a atenção da (Agência Nacional de Vigilância Sanitária). Os sites indicam tratamentos estéticos para emagrecimento que fazem uso da substância, sem garantir que os extratos vegetais são seguros para o organismo humano.

Não há estudos que comprovem a segurança da aplicação subcutânea do chá verde. (Foto:Divulgação)

Com a medida da Anvisa, a injeção que tenha o chá verde como componente isolado ou associado a outros extratos vegetais está banida. Por outro lado, a agência não estabeleceu qualquer restrição para o consumo oral de chá verde, ou seja, através de capsulas.

Saiba mais: Chás para desinchar a barriga

Sobre o chá verde

O chá verde é uma planta milenar, que tem sido usada tanto em prol da saúde como também para melhorar os resultados dos tratamentos estéticos. Por isso, as pessoas costumam incluir esta erva fitoterápica na rotina, através das cápsulas, dos cremes e da infusão.

Leia Também:  Cães com medo de banho:o que fazer

Descoberto na China e na Índia, o chá verde é mundialmente conhecido pelo seu gosto amargo e aroma característico. Cientificamente a planta é chamada de Camellia sinensis e possui diversas propriedades que fazem bem para o corpo, como os isoflavonóides.

O chá verde também é encontrado em cápsulas. (Foto:Divulgação)

Conheça a seguir os principais benefícios do chá verde:

– Acelera o metabolismo e ajuda a queimar gorduras;

– Ativa o sistema imunológico;

– Diminui as taxas de colesterol ruim;

– Impede o envelhecimento precoce das células;

– Melhora a parte cognitiva;

– Melhora o funcionamento do coração.

Embora o chá verde esteja associado a uma série de benefícios, ele deve ser consumido com muito cuidado para não colocar a saúde em risco. Quando o indivíduo ingere mais de cinco xícaras por dia, ele pode sobrecarregar o fígado e outros órgãos, aumentando as chances de gastrite, úlceras e outros problemas graves.

Veja também: Ingestão de chá verde atenua deficiências em idosos, diz estudo

Top