Mitos e verdades sobre o efeito sanfona

Muitas pessoas sonham com o corpo ideal. Devido a isso, se submetem a dietas ditas ”milagrosas”. Elas, além de trazerem graves consequências à saúde,…

O efeito sanfona é muito temido por quem tenta emagrecer.

Muitas pessoas sonham com o corpo ideal. Devido a isso, se submetem a dietas ditas ”milagrosas”. Elas, além de trazerem graves consequências à saúde, ainda são as principais responsáveis pelo “efeito sanfona”. Tendo isso em vista, conheça os mitos e verdades sobre esse pesadelo que atormenta tanto homens quanto mulheres.

Entendendo o “efeito sanfona”

O “efeito sanfona” nada mais é que um ciclismo de peso. Ou seja, trata-se de uma perda de peso, seguida de recuperação da gordura perdida, repetidas vezes. Infelizmente é um efeito muito comum em pessoas que estão sempre fazendo dietas.

O cérebro é o principal responsável pelo “efeito sanfona”

Durante a infância, as nossas células de gordura são formadas. Com o passar do tempo e ao comermos de forma desequilibrada, essas células incham e se dividem. E é devido a essa divisão que engordamos.

Infelizmente o cérebro interpreta a eliminação de peso como uma ameaça à integridade do organismo e, dessa forma, “queima” menos calorias. O resultado disso é um metabolismo mais lento, por o organismo entender de se tratar de uma forma de preservação, para que o peso perdido possa voltar.

As dietas milagrosas acabam gerando o fenômeno de emagrecer e engordar várias vezes.

Veja algumas dicas

  • Realizar uma dieta que restrinja a ingestão de calorias colabora com o aparecimento do “efeito sanfona”. Pois o organismo interpreta a perda como uma ameaça a sua manutenção;
  • Para emagrecer e se livrar da retomada de gordura em poucos dias, é preciso associar uma alimentação balanceada com a prática de exercícios físicos;
  • Engordar e emagrecer várias vezes traz graves prejuízos a saúde, incluindo o enfraquecimento do sistema imunológico, aparecimento de doenças cardiovasculares, pressão alta, colesterol elevado entre outras;
  • A prática de dietas milagrosas para emagrecer está diretamente ligada com o aparecimento do “efeito sanfona”. Para se livrar desse problema é preciso ter paciência e perseverança, pois apenas dessa maneira o organismo conseguirá manter seu equilíbrio. Ele precisa de tempo para se adaptar à nova alimentação;
  • Antes de iniciar qualquer dieta, procure um especialista no assunto, pois apenas ele poderá dizer se essa alimentação será adequada e eficaz, de modo a contribuir com uma vida saudável.

A prática de exercícios físicos em associação com uma dieta equilibrada impede que o efeito sanfona apareça.

Cada vez mais as pessoas estão em busca de dietas “milagrosas” para se livrarem do peso extra. Porém, isso pode causar sérios problemas. Muitas dessas dietas, por terem como base a restrição calórica, colaboram com o aparecimento do “efeito sanfona”, ou seja, toda gordura que é perdida, retorna em poucos dias. Por isso, procure sempre um especialista e acrescente exercícios físicos na sua rotina, para melhores resultados.

Leia Também:  Conheça os benefícios da semente de chia

Top