sexta-feira, 9 de dezembro de 2022 - 09/12/2022 00:44:41
MundodasTribos

A receita de doce de banana é uma iguaria que sempre destaca nas mesa dos brasileiros. Devido ser uma receita rápida e simples e por seus ingredientes serem baratos e que todo brasileiro tem em sua cozinha. Fazer o doce de banana é muito simples e fácil e o melhor que pode ser preparado de diversos modos.

Como fazer Doce de Banana - Receita Caseira. (Foto Ilustrativa)

Como fazer Doce de Banana (Foto Ilustrativa)

O que este artigo aborda:

Receita de doce de Banana Caseiro

A banana é uma fruta que praticamente o ano inteiro você irá encontrar em mercados e frutarias, bem como na nossa mesa claro! Além de ser a fruta mais barata do mercado (acho que perde para laranja apenas) a banana é o coringa da cozinha. Há diversas formas de prepara receitas com banana caseira que dão água na boca.

Existem várias receitas para se fazer com a banana, mas vamos destacar algumas receitas com doce de banana caseiro que irá lhe dar água na boca!

O doce de banana é ótimo para comer em qualquer horário do dia, no café da manhã combinado ao pão ou à bolacha de sabor a sua escolha. Você pode usar toda a sua criatividade para preparar essa delícia, basta usar a banana bem madura, água, açúcar e especiarias do seu gosto.

O doce de banana é uma delícia super fácil de preparar. (Foto Ilustrativa)

As especiarias para fazer o doce de banana podem ser seu gosto, como por exemplo canela, gengibre ou ainda alguma outro ingrediente que você goste de usar. Para acompanhar pode-se usar o que mais gosta.

O doce de banana é típico da culinária brasileira, que valoriza ao máximo o sabor dessa fruta tropical. Sua consistência é muito agradável e desmancha na boca. O preparo pode acontecer em qualquer ocasião, afinal, no Brasil o que não falta é banana madura para inventar coisas deliciosas na cozinha.

O Mundo das Tribos separou uma receita de doce de banana passo a passo. Confira:

Receita de Doce de Banana simples

  • – 5 bananas maduras
  • – 3/4 xícaras de açúcar
  • – 1 colher (sopa) de suco de limão
  • – 1 pitada de canela em pó (se preferir)
  • – cravo-da-índia (se preferir)

O doce deve ser preparado com bananas bem maduras. (Foto Ilustrativa)

Modo de preparo

Descasque as bananas e retire os fiapos. Agora amasse as bananas bem e com calma, para que elas fiquem bem amassadinhas, depois coloque em uma panela junto com o açúcar. Feito essa parte, leve ao fogo e mexa sem parar por 10 minutos, (eu gosto de usar sempre em fogo médio).

Depois acrescente o suco de limão (aqui eu costumo colocar um pouco de canela e cravo da índia, mas cada um tem seu gosto), depois continue mexendo até ficar no ponto do doce de banana. Ao terminar pode colocar em um recipiente e conservar em ambiente, ou na geladeira (eu gosto geladinho).

Viu só como é fácil fazer doce de banana passo a passo? Qualquer cozinheiro de primeira viagem pode se arriscar e fazer essa sobremesa em casa. O rendimento da receita é de 20 porções e o tempo de preparo não passa de 1 hora.

Veja abaixo a receita do canal Segredos da Tia Emília de como fazer Doce de Banana simples:

Receita Doce de Banana em Calda

Outra receita deliciosa é doce de banana em calda. Para fazer é simples, basicamente você vai acrescentar a calda no doce simples de banana. Confira abaixo a receita deliciosa de banana em calda:

É uma sobremesa simples e saborosa. (Foto Ilustrativa)

Ingredientes – Doce de Banana

  • 5 Bananas
  • 1 xícara (chá) de água
  • 1 xícara e meia (chá) de açúcar
  • 2 cravos da índia
  • 1 pau de canela pequeno

Modo de Preparo

Para começar, corte em rodelas as bananas, coloque açúcar e água em uma penela e leve ao fogo até caramelizar; coloque a banana, canela e o cravo e cozinhe em fogo baixo até a banana ficar vermelha.

Veja o vídeo abaixo e aprenda a fazer Banana Caramelada da Vó Lurdes:

Doce de banana com creme

Se você precisa servir um doce para uma visita importante e está com pressa e precisa de algo realmente delicioso o doce de banana com creme é a melhor opção. Veja a receita:

Ingredientes

  • 5 bananas (corte-as em rodas bem fininhas)
  • 5 colheres de água
  • 1/2 xícara de açúcar
  • Para o creme:
  • 1 lata de leite condesado
  • 5 colheres de amido de milho
  • 2 gemas
  • 1 colher de sopa de manteiga (não é margarina é manteiga)
  • 4 xícaras de leite
  • 1 colher de essência de baunilha (eu uso uma colher de café)
  • Para a cobertura:
  • 2 claras (use as claras que você separou das gemas)
  • 2 colheres de raspa de limão
  • 1 xícara de açúcar

Modo de preparar seu doce de banana com creme

Primeiro você fará o doce de banana.  Coloque água e o açúcar em uma panela e deixe em fogo baixo até caramelizar. Coloque a banana cortada em rodelas e deixar cozinhar por 1 minuto. Depois tire do fogo e coloque em uma vasilha, (eu gosto de usar aquelas tigelas de vidro).

Agora em outra panela você pode pegar o amigo de milho (dissolva ele no leite antes) depois coloque as gemas e o leito condensado tudo junto e misture em fogo médio. É bom você ficar mexendo até ele virar um creme meio grosso.

Doce de Banana receitas fáceis e deliciosas (imagem ilustração)

Quando estiver nesse ponto você irá juntar a baunilha e manteiga e misture bem e ao terminar coloque o creme sobre o doce de banana.

Para finalizar esse maravilhoso doce e banana, é hora da cobertura!! Mistura as claras e o açúcar e deixe em banho-maria até ficar morninho. Coloque em uma batedeira com o suco de limão (se quiser usar algumas raspinhas pode colocar) e bata, bata, bata até virar um merengue.

Quando estiver terminado coloque essa cobertura em cima do creme (você já colocou o creme no doce de banana) e leve ao forno por 5 minutos. Delícia né!  melhor ainda quando você tirar ele do forno, vai ficar tipo um suspiro.

Doce de banana em calda

Esse doce de banana é mais comum especialmente quem mora em sítio ou fazenda gosta muito de fazer ele pela sua simplicidade e sabor, também por fazer em tachos no fogão a lenha.

Ingredientes

  • 6 bananas pratas
  • 4 xícaras de água
  • 3 xícaras de açúcar
  • 2 cravos-da-índia

Modo de preparo

Corte as bananas em rodelas ou cubos mas é importante que elas não seja muito finas nem muito grossas, cerca de 1cm a 1,5cm está bom. Na panela coloque o açúcar e água e deixe caramelizar em fogo médio, (se for fazer em fogão a lenha coloque o tacho tente não deixar a esquentar demais se não vai ficar preto em vez de caramelizar). Depois coloque a banana, o restante de água, a canela e se preferir um pouco de cravo.

Agora é deixar cozinhar em fogo brando, preferência fogo baixo. Quando a banana estiver com aquela cor meio que avermelhada e a calda grossa seu doce está pronto. Eu gosto de servir geladinho.

Este artigo foi útil?

Agradeçemos o seu feedback.

Isabella Moretti

Publicitária, pós-graduada em Gestão da Comunicação em Mídias Digitais. É também empresária e CEO & Founder do ViaCarreira

1

Pode ser do seu interesse

Coxinha de liquidificador

Coxinha de liquidificador

Peixe ensopado com pirão

Peixe ensopado com pirão

Salada de folhas verdes e beterraba ideal para o verão

Salada de folhas verdes e beterraba ideal para o verão

Receita de lasanha de brócolis

Receita de lasanha de brócolis

Bolo de mel

Bolo de mel

Modelos de bolos de rolo para casamento

Modelos de bolos de rolo para casamento