Você está em: MundoDasTribos > Bem Estar > Dietas> Dieta vegana riscos e benefícios

Dieta vegana riscos e benefícios

Por Andre

A Dieta vegana tem conquistado um grande número de pessoas em todo o mundo, nos últimos anos, mas antes de optar por seguir esse popular programa alimentar é preciso conhecer melhor seus riscos e benefícios.

Dieta vegana riscos e benefícios (Foto: Pixabay)

O que é a dieta vegana? Trata-se de um regime baseado nos princípios do veganismo, que pregam o não consumo de produtos obtidos a partir da exploração dos animais pelo homem, sejam alimentos, peças do vestuário, cosméticos ou medicamentos (nesses dois últimos casos, animais costumam ser usados como cobaias para testes).

No plano alimentar, é considerada uma dieta muito rígida e mais severa que a dieta vegetariana, com a qual costuma ser confundida. Apesar disso, traz vários benefícios para a saúde, mas por ser bastante restritiva, é necessário ter alguns cuidados ao seguí-la.

Dieta vegana riscos e benefícios

Um dos benefícios da dieta vegana é a redução de peso (Foto: Pixabay)

Entre os vários benefícios da dieta vegana vale destacar a redução dos riscos de doenças cardiovasculares, uma vez que esse tipo de alimentação ajuda a controlar a pressão arterial, reduzir os níveis de colesterol e a perder peso.

A dieta também ajuda na prevenção de câncer e diabetes tipo 2 (melhora o controle da glicemia), além de contribuir para um índice de massa corporal (IMC) mais baixo, diminuindo as chances de se tornar obeso.

Por outro lado, há os riscos da dieta vegana, que surgem principalmente devido a erros cometidos na substituição de carnes e outros alimentos de origem animal, resultando em um importante déficit de nutrientes fundamentais.

Ao retirar determinados alimentos do cardápio, os veganos podem perder proteínas, minerais e vitaminas essenciais, aumentando os riscos de anemia, dores nas articulações, má formação dos ossos, perda de massa muscular e sistema imunológico fraco, entre outros problemas.

Dieta vegana como funciona

Mas ao trocar a alimentação radicalmente você pode ter algumas perdas de nutrientes importantes (Foto: Pixabay)

Como funciona a dieta vegana? Ela consiste em uma mudança radical nos hábitos alimentares, já que o vegano não se alimenta de carnes (qualquer tipo), leite e derivados, ovos, mel ou qualquer outro alimento de origem animal.

A alimentação vegana abrange toda a variedade de vegetais, hortaliças, raízes, grãos, leguminosas, frutas, soja, quinoa, leite vegetal, margarina vegetal, queijo vegetal, etc, fazendo com que você adote uma alimentação mais saudável.

A dieta vegana emagrece, mas é preciso ter cuidado com as escolhas dos alimentos, para que se chegue aos resultados desejados. Para evitar problemas, o ideal é ter orientação profissional e suplementação, se necessária.

Diferenças entre dieta vegana e dieta vegetariana

Você sabe diferenciar uma dieta vegana da vegetariana? (Foto: Pixabay)

Quais as diferenças entre veganismo e vegetarianismo? Conforme dissemos anteriormente, o vegano não consome produtos de origem animal, tendo como cerne a questão ética, de luta pela libertação e não exploração animal.

Já o vegetarianismo é uma prática alimentar que envolve não só questões éticas mas também de saúde e religiosas. Quem segue essa dieta não se alimenta de carne, mas consome outros produtos de origem animal (leite e ovos, por exemplo).

Convidamos você a continuar a navegar no Mundo das Tribos e ler outras publicações.

Recomendado para você
Comentários