Dieta cetogênica funciona?

Você já ouviu falar da dieta cetogênica? Então saiba que esse método tem conquistado adeptos no mundo todo, inclusive no Brasil. Leia a matéria…

Por Isabella Moretti em 01/07/2016

Você já ouviu falar da dieta cetogênica? Então saiba que esse método tem conquistado adeptos no mundo todo, inclusive no Brasil. Leia a matéria para conhecer o programa alimentar com detalhes e descubra se ele realmente funciona.

A dieta cetogênica estimula o consumo de gordura. (Foto Ilustrativa)

A dieta cetogênica estimula o consumo de gordura. (Foto Ilustrativa)

☰ CONTEÚDO

O que é Dieta cetogênica?

A dieta cetogênica foi criada nos Estados Unidos, em plena década de 20. Na época o objetivo do programa era contribuir com o tratamento de crianças diagnosticadas com epilepsia. O programa, no entanto, caiu em desuso com a criação de novos medicamentos para a doença.

Depois de passar muitos anos no esquecimento, a dieta cetogênica finalmente voltou a fazer sucesso. Dessa vez, o seu objetivo não é tratar epiléticos, mas sim contribuir com a perda de peso e gordura. O regime já vem sendo adotado para emagrecer, tratar obesidade, síndrome metabólica, diabetes, entre outros problemas.

Dieta cetogênica funciona mesmo?

As dietas para emagrecer, tal como conhecemos, estimulam o consumo de proteínas e carboidratos complexos. A ingestão de gorduras, no entanto, não tem tanta importância e fica em último plano. O plano alimentar cetogênico, por sua vez, reconhece a importância de ingerir alimentos ricos em gordura, a fim de obter uma nova fonte de energia para o corpo.

A gordura se transforma na fonte de energia para o corpo, por isso é possível perder peso. (Foto Ilustrativa)

A gordura se transforma na fonte de energia para o corpo, por isso é possível perder peso. (Foto Ilustrativa)

Na dieta cetogênica, a pessoa consome o mínimo possível de carboidratos, porções moderadas de proteínas e grandes quantidades de gordura. Dessa forma, os lipídeos se transformam na principal fonte de energia do corpo, acelerando assim a queima das gordurinhas adiposas.

A dieta cetogênica funciona sim, principalmente no início, quando propõe a privação de carboidratos e força o organismo a transformar a gordura em energia.  Só é importante não realizar esse regime restritivo por muito tempo.

Plano alimentar dieta cetogênica

O plano alimentar da dieta cetogênica é constituído da seguinte forma: 75% de fontes de gordura boa, 20% de proteína e 5% de carboidratos. Veja a seguir os alimentos permitidos e proibidos dessa dieta:

Alimentos permitidos: carnes, peixes, ovos, azeite, óleos, manteiga, margarina, amendoim, noz, avelã, castanha, frutas, legumes, verduras, sementes, molhos e embutidos.

O abacate é permitido nesta dieta. (Foto Ilustrativa)

O abacate é permitido nesta dieta. (Foto Ilustrativa)

Alimentos proibidos: arroz, macarrão, batata, pizza, lasanha, iogurte, achocolatado, leite, açúcar, biscoitos, doces, bolos, pão, milho, feijão, soja e ervilha.

Substituir o feijão e o arroz na hora do almoço é um dos maiores desafios da dieta cetogênica. Para fazer isso, aposte no consumo de saladas, molhos e algum tipo de carne. De repente uma lasanha de abobrinha com carne ou filé de peixe grelhado com brócolis refogado também é uma boa opção para almoçar.

E aí? Você já fez a dieta cetogênica? O que achou do resultado? Compartilhe a sua experiência com a gente deixando um comentário.

 

Top