Como consumir doces de forma saudável

Descubra como consumir doces de forma saudável e sem ganhar tanto peso. Você não precisa excluir todas as sobremesas do seu cardápio, basta apostar…

Descubra como consumir doces de forma saudável e sem ganhar tanto peso. Você não precisa excluir todas as sobremesas do seu cardápio, basta apostar em alternativas que não são tão calóricas e nem possuem tanto açúcar.

A combinação de banana e canela acaba com o desejo de comer doce. (Foto Ilustrativa)

A combinação de banana e canela acaba com o desejo de comer doce. (Foto Ilustrativa)

Não existe coisa mais saborosa do que comer um bombom, um pedaço de bolo ou uma taça de mousse. Deliciar-se com sobremesas é tudo de bom, mas requer alguns cuidados. Os doces possuem alta concentração de açúcar e calorias, por isso podem contribuir com o ganho de peso e até mesmo com doenças sérias, como é o caso da diabetes.

Como consumir doces de forma saudável

Você quer comer doce de forma saudável? Então veja as dicas de substituições para o seu cardápio:

Banana com canela

Para matar a vontade de comer doce sem engordar, vale a pena apostar na preparação de banana com canela. Não tem segredo para fazer esse prato, afinal, basta cortar a banana ao meio, salpicar canela e colocar no micro-ondas por 30 segundos.

Mingau de aveia

Outra alternativa saudável para substituir doces calóricos é o mingau de aveia. Esse prato é nutritivo, rápido e bem fácil de preparar. Misture os flocos de aveia com leite, seguindo as instruções da embalagem. Esse alimento é rico em fibras, portanto, faz bem para o intestino e prolonga a sensação de saciedade.

Gelatina

Inclua a gelatina na sua alimentação. (Foto Ilustrativa)

Inclua a gelatina na sua alimentação. (Foto Ilustrativa)

Você está fazendo dieta e, de repente, surge um desejo de comer doces. Uma forma de minimizar isso sem engordar é comendo gelatina. Esse alimento é bem prático de preparar e tem um sabor bem gostoso. Sua composição renova o colágeno da pele, controla glicemia e reduz os níveis de colesterol.

Leia Também:  Como queimar gordura e preservar o músculo

Frutas secas

Substituir doces na alimentação não é tão difícil como parece. Uma forma de fazer isso é apostando em um mix de frutas secas, como é o caso do damasco, da ameixa e das uvas passas. Sirva-se com moderação depois do almoço ou na hora do lanche.

Salada de frutas

As frutas são adocicadas e saborosas, por isso se encarregam de saciar a vontade de comer doce. Você pode picá-las, misturá-las e fazer uma deliciosa salada de sobremesa. Experimente combinar banana, mamão, maçã, laranja e morangos.

Castanhas e nozes

Castanhas e nozes contribuem com a saúde. (Foto Ilustrativa)

Castanhas e nozes contribuem com a saúde. (Foto Ilustrativa)

As castanhas, as nozes e também as amêndoas pertencem a classe de alimentos das oleoginosas. Elas são bastante calóricas e possuem sabor adocicado, por isso ajudam a acabar de vez pelo desejo por doces.

Sucos e chás

Quem está fazendo dieta pode escolher alternativas menos calóricas para substituir os doces, como é o caso dos sucos e chás. No caso dos sucos, a laranja, o morango e a uva são bons ingredientes. Já os chás pedem ervas adocicadas, como camomila e erva doce. Adoce essas bebidas com um pouco de mel.

E aí? Você conhece alguma outra alternativa para controlar a vontade de comer doces? Deixe um comentário.

 

Top