Dieta Cetogênica: O Que é e Como Fazer

PUBLICIDADE

Você já pensou em perder peso comendo gordura? Então saiba que a dieta cetogênica propõe justamente isso. Leia a matéria para conhecer um pouco mais sobre esse programa de emagrecimento, que divide opiniões e se torna cada vez mais popular.

Essa dieta estimula o consumo de gordura e proteínas. (Foto Ilustrativa)
Essa dieta estimula o consumo de gordura e proteínas. (Foto Ilustrativa)

A dieta cetogênica foi criada em 1920, nos Estados Unidos. A princípio, ela tinha como objetivo contribuir com o tratamento da epilepsia refratária. No entanto, com o tempo, ela mudou de função e passou a visar a perda de peso.

O que é a dieta cetogênica?

A dieta cetogênica vai na contramão de muitas dietas que visam o emagrecimento. Ela não tem os carboidratos como principal fonte de energia, mas sim as gorduras. O cardápio tem muitos alimentos gordurosos e quantidades moderadas de proteínas.

PUBLICIDADE

Ao seguir uma alimentação rica em gorduras e proteínas, o corpo passa a apresentar uma escassez de carboidratos. Com isso, o fígado é obrigado a quebrar a gordura para transformá-la em energia.

Como fazer dieta cetogênica?

A primeira etapa da dieta cetogênica costuma ser a mais complicada, afinal, é preciso restringir o consumo de carboidratos. O corpo passa a buscar energia nos lipídeos e, consequentemente, as gordurinhas indesejadas são eliminadas.

O cardápio cetogênico elimina os alimentos ricos em carboidratos, como pães, batata, mandioca e arroz. Os itens industrializados também devem ser evitados, como é o caso das bolachas, doces e sucos de caixinha. No entanto, a pessoa pode se sentir à vontade para consumir alimentos com gorduras, como carnes, ovos, aves, peixes, castanhas, óleos, abacate e vegetais.

As castanhas são bem-vindas ao cardápio. (Foto Ilustrativa)
As castanhas são bem-vindas ao cardápio. (Foto Ilustrativa)

Benefícios da dieta cetogênica

Além de facilitar a queima de gordura corporal, a dieta cetogênica também poupa a massa muscular e ajuda a baixar os níveis de insulina no sangue. No caso de pessoas com diabetes tipo 1, por exemplo, esse programa alimentar previne episódios de hipoglicemia e melhora a saúde como um todo.

Outro aspecto interessante da dieta cetogênica é que ela consegue inibir o apetite. Com a quebra de gordura estimulada e a alta ingestão de proteínas, o indivíduo não sente tanta fome durante as refeições.

Cardápio dieta cetogênica

Elaboramos uma sugestão de cardápio baseado na dieta cetogênica. Confira:

PUBLICIDADE
Que tal uma omelete no café da manhã? (Foto Ilustrativa)
Que tal uma omelete no café da manhã? (Foto Ilustrativa)

Café da manhã: omelete com peito de peru e queijo;

Lanche da manhã: mix de castanhas (amêndoas, macadâmia e castanha-do-pará)

Almoço: um pedaço de carne bovina, salada de folhas verdes e brócolis refogado.

Lanche da tarde: ½ abacate amassado com limão.

Jantar: filé de frango refogado no azeite, espinafre refogado, salada de folhas e ovos cozidos.

Ceia: gelatina diet

E aí? Você já fez a dieta cetogênica? O que achou dos resultados? Deixe um comentário com a sua opinião.

 

Leia também:

Comentários fechados

Os comentários desse post foram encerrados.