Dicas de Cuidados para Mulheres Grávidas

Dicas de Cuidados para Mulheres Grávidas são ideais para as gestantes, de primeira viagem e para as grávidas, em geral, que sentem aquela mistura de sentimentos de felicidade, ansiedade e, ainda, a insegurança sobre o novo momento que vai começar na vida. Confira algumas dicas que podem resultar em uma gravidez segura e sem imprevistos.

Dicas de Cuidados para Mulheres Grávidas. (Foto: Divulgação)

Veja também: Cuidados com a pele na gravidez

Dicas de Cuidados para Mulheres Grávidas

A gravidez é um período de intensas mudanças na vida de uma mulher. O corpo feminino sofre transformações e passa a funcionar em prol do desenvolvimento de uma nova vida. Para evitar problemas de má-formação e até mesmo de aborto, as futuras mamães precisam adotar alguns cuidados na rotina e abandonar hábitos prejudiciais à saúde.

Primeira coisa a saber: Gravidez não é doença! Mas algumas mulheres ficam inseguras e assustadas diante de alguns sintomas, que são desconhecidos, por grande parte delas. Saiba que uma boa alimentação e cuidados são essenciais para uma gravidez sem riscos.

Vitaminas para mulheres grávidas

Os cuidados das grávidas começam com a ingestão de vitaminas. Entre as principais estão ácido fólico, ferro, DHA. Nutrientes necessários para uma nutrição saudável e desenvolvimento do bebê.

A vitamina D, por exemplo, protege contra vários problemas de saúde e é fundamental para a prevenção, já que as grávidas não podem tomar a maior parte dos medicamentos. A vitamina D contribui para o sistemas imunológico, cardiovasculares, ósseos, musculares e favorece na diminuição do diabetes.

A ausência desta vitamina pode resultar em um risco de a grávida passar a ter distúrbios conhecidos como pré-eclâmpsia, o que pode interferir no crescimento do bebê e acarretar o nascimento prematuro

Separamos algumas dicas de cuidados para mulheres grávidas. Confira:

Tome ácido fólico

O ácido fólico é um composto vitamínico que faz bem para a saúde do feto. A mulher deve começar a tomar o suplemento três meses antes de engravidar e continuar consumindo ao longo de toda a gestação. O ácido é muito importante porque previne má-formação.

A mulher deve começar a tomar suplemento de ácido fólico. (Foto: Divulgação)

Inicie o pré-natal imediatamente

No momento em que descobrir a gravidez, a mulher deve iniciar o seu pré-natal. O médico será responsável por fazer o acompanhamento da gestação, mês após mês. Ele também oferece orientações para garantir a saúde do bebê.

Adote uma alimentação balanceada

Em relação à alimentação, a gestante deve comer mais vezes ao dia e em menor quantidade. O carboidrato e a gordura são importantes para a formação do feto e para a mãe durante toda a gestação.

A alimentação deve ser saudável e nutritiva. (Foto: Divulgação)

Como até a 9ª semana a gestante tem muitos enjoos, uma dica é comer melhor pela manhã. Isso pode ajudar a diminuir o enjoo matinal e a rejeição pelo café-da-manhã. Durante o período de gestação é importante moderar e ter bom senso para se alimentar e seguir orientação de um nutricionista.

Não tome remédios sem falar com o médico

A automedicação é contraindicada para qualquer pessoa, principalmente as gestantes. Assim que a gravidez for diagnosticada, é recomendado conversar com o médico para saber quais fármacos podem prejudicar o bebê.

Pare com cigarro e álcool

As mulheres fumantes devem abandonar o cigarro no período da gestação, pois as substâncias tóxicas podem causar aborto espontâneo. Também é aconselhável deixar de consumir bebidas alcóolicas, pois o excesso de álcool resulta em problemas congênitos graves.

Faça atividade física regularmente

Os exercícios na água são ótimos para a saúde da gestante. (Foto: Divulgação)

Toda mulher grávida deve adquirir o costume de praticar exercícios físicos leves, como é o caso da caminhada. A atividade física melhora a flexibilidade, a força e a resistência, sendo assim de grande ajuda para suportar o desgaste físico do parto.

Alimentos que não podem para grávidas

As Dicas de Cuidados para Mulheres Grávidas também estão relacionadas aos alimentos ingeridos. Quem diria, por exemplo, que algumas frutas trazem benefícios para as grávidas, exemplo da pera, que possui concentração de vitamina C. Agora, é preciso tomar cuidado, mesmo, com aqueles alimentos que, no exagero, fazem muito mal a gestação.

Gravidez com segurança é evitar o excesso de doces. Tudo deve ser na medida e sem exagerar. Não precisa cortar o doce o açúcar, de vez, mas os médicos afirmam que é importante a redução para manter o crescimento saudável do bebê. Caso a paciente queira trocar o açúcar pelo adoçante, é preciso ter outro cuidado. A dica é ler o rótulo do produto. A preocupação são com os adoçantes do tipo sacarina e aspartame, que provocam a má formação do feto.

O café é outro produto, assim como chás e refrigerantes, que são altamente estimulantes e podem causar taquicardia no bebê.

Fique atenta ainda com a quantidade de ovo, uma rica proteína, mas que deve ser preparado de forma a evitar a salmonela, que causa uma infecção. Portanto, nada de gema muito mole. Aliás, esse alimento pode ser consumido, com moderação, segundo os médicos.

A carne crua também deve ser evitada nos churrascos. As mal passadas é preciso reforçar que podem transmitir toxoplasmose, o que pode colocar os bebes em risco. O mesmo procedimento de cuidados devem ser feitos na higienização e lavagem de frutas e verduras, antes de comer.

Outro alerta para as grávidas é com o alho, que não pode exagerar, pois pesquisas mostram que o bebê sente o sabor. E, por fim, nada de regime. O ganho de peso é inevitável na gestação e, segundo os médicos, necessário.

Benefícios do ácido fólico

As vantagens de ingerir a vitamina na gravidez é a segurança no desenvolvimento do bebe, de forma saudável. (Imagem: Divulgação).

Acido fólico, vitamina também conhecida como B9, é indicado pelos médicos, antes da gravidez para garantir uma gravidez com segurança. Sem a presença do ácido fólico, o processo de gestação pode resultar em problemas de anencefalia. O ácido fólico ainda evita doenças do coração e urina.

As vantagens de ingerir a vitamina na gravidez é a segurança no desenvolvimento do bebe, de forma saudável. Além de ingerir comprimidos, é importante ainda comer alguns alimentos ricos no nutriente, tais como brócolis, espinafre, frutas cítricas, tomate e ervilha.

As indicações são para gravidez saudável da mãe e também do bebê. Não deixe de acompanhar e fique atenta às Dicas de Cuidados para Mulheres Grávidas.

Siga as dicas de cuidados para mulheres grávidas. Com certeza o seu bebê virá ao mundo cheio de saúde.

Artigos Relacionados

Artigos Relacionados

6 Comments - Add Comment

Reply