10 passos para ter uma gravidez saudável

A gestação é uma das épocas mais bonitas e especiais da vida, e para que ocorra tudo bem durante esse período, você deve ter…

A gestação é uma das épocas mais bonitas e especiais da vida, e para que ocorra tudo bem durante esse período, você deve ter alguns cuidados. Confira, a seguir, 10 passos para ter uma gravidez saudável.

10 passos para ter uma gravidez saudável (Foto: Pixabay)

Os cuidados com as grávidas devem começar assim que a gravidez é descoberta, incluindo maior atenção não só à parte física da mulher, mas também em relação à parte emocional da futura mamãe.

10 passos para ter uma gravidez saudável

As chances de uma gravidez saudável aumentam bastante quando se toma alguns cuidados, e se você quer saber como ter uma gravidez saudável, veja as dicas abaixo.

Inicie o pré-natal o quanto antes

Os exames pré-natais são fundamentais (Foto: Pixabay)

Uma das principais dicas para ter uma gravidez saudável é começar o pré-natal o mais rápido possível. Assim que o teste de gravidez der positivo, procure um médico de confiança e marque logo a primeira consulta.

Pare de beber e de fumar

O cigarro e o álcool devem ser totalmente evitados na gravidez (Foto: Pixabay)

Descobriu que está grávida? Então, pare de fumar e beber, pois o tabaco e o álcool são extremamente prejudiciais para o bebê (e também para você). Mulheres que fumam têm maior risco de aborto espontâneo, de parto prematuro e de ter bebê com baixo peso.

Já o álcool na gravidez está ligado a doenças da síndrome alcoólica fetal, que inclui de dificuldades na aprendizagem a problemas congênitos graves.

Alimente-se bem

A alimentação saudável na gravidez é fundamental (Foto: Pixabay)

Não é necessário comer mais só porque está grávida. O que você deve fazer é ter uma dieta saudável na gravidez, incluindo verduras, legumes, frutas, carboidratos, etc. Se alguns alimentos causarem enjoos, substitua-os por outros de mesmo valor nutricional.

Cuidado com o que você come

Lave bem os alimentos antes de consumí-los (Foto: Pixabay)

Os cuidados para evitar alimentos contaminados devem ser redobrados durante a gravidez. Evite carne crua e malpassada, lave bem as frutas, verduras e legumes, preste atenção à validade dos alimentos e lave bem as mãos antes de se alimentar.

Diminua o consumo de cafeína

Nada de exagerar no consumo de café, refrigerantes e chás (Foto: Pixabay)

O excesso de cafeína pode trazer alguns problemas para a gestante. Portanto, nada de exagerar no consumo de café, chás e refrigerantes a base de cola.

Faça exercícios com frequência

A natação é uma boa opção de exercícios para grávidas (Foto: Pixabay)

As atividades físicas durante a gravidez são essenciais para ajudar a carregar o peso extra da gestação e para aguentar o parto, além de ajudarem na perda de peso pós-gravidez. Caminhadas, hidroginástica, natação e ioga são boas alternativas.

Remédios só com orientação médica

Remédio só com orientação médica (Foto: Pixabay)

Não tome nenhum remédio antes de consultar seu médico, pois alguns medicamentos podem prejudicar a gravidez. Se você já tomava algum remédio antes, avise ao médico e veja se poderá continuar a usá-lo.

Faça atividades prazerosas

Não deixe de fazer coisas das quais você gosta durante a gravidez (Foto: Pixabay)

Além das atividades físicas moderadas, não deixe de sair com as amigas, passeie com a família, vá ao cinema, viaje para a praia, leia livros, etc. Fazer atividades prazerosas ajuda a controlar melhor as alterações emocionais na gravidez.

Ácido Fólico

O ácido fólico é importante para proteger o bebê (Foto: Pixabay)

Suplemento para grávidas de grande importância, o ácido fólico ajuda a evitar problemas congênitos no bebê. Vários postos de saúde fazem a distribuição gratuita dele.

A importância do descanso

O descanso também é essencial (Foto: Pixabay)

Entre os 10 passos para gravidez tranquila também está o descanso, fundamental para aliviar o estresse do período de gestação. Manter-se ativa é importante, mas não se esqueça de relaxar para recuperar as energias.

Leia mais sobre esse e outros assuntos navegando pelo Mundo das Tribos.


Top