Dicas de como pagar o IPVA 2022? A Despesa de pagamento obrigatório de quem tem carro!

PUBLICIDADE

Com 2022 chegando, é tempo de se planejar e ter algumas dicas de como pagar o IPVA no início do ano. Um imposto obrigatório para quem tem automóvel, é importante saber como pagar e quais são as maneiras disponíveis.

Aumento do IPVA em 2022

Ao início de cada ano, em janeiro, é tempo de pagar os tributos estaduais como IPTU (Imposto Predial Territorial Urbano) e IPVA (Imposto de Propriedade de Veículos Automotores).

O IPVA em 2022 ficará mais caro | Saiba Mais
Dicas de como pagar o IPVA 2022 A Despesa de pagamento obrigatório de quem tem carro! (2)
Fonte/Reprodução: original

O IPVA, especificamente, irá sofrer um aumento de 30% em seu valor. Por ser um imposto obrigatório, não é possível deixar esta conta para mais tarde.

PUBLICIDADE

Despesa de pagamento obrigatório são prioridade

Felizmente, o IPVA possuirá a possibilidade de parcelar, facilitando o pagamento do tributo para muitos contribuintes. No caso do estado de São Paulo, o tributo poderá ser pago de três até cinco meses, enquanto no Rio Grande do Sul poderá ser pago em até seis meses.

Os motoristas que optaram trocar o combustível tradicional pelo gás natural poderão ter um desconto nas alíquotas no caso do Rio de Janeiro.

Já no RS, aqueles que pagarem o imposto de maneira antecipada poderão ter até 10% de desconto (o desconto no valor é de até 3% caso o pagamento seja feito à vista).

A melhor forma de realizar o pagamento do IPVA é buscar uma alternativa que seja menos agressiva ao seu bolso, seja ela através do parcelamento ou do pagamento à vista.

IPVA 2022 pode ser parcelado em até 5x em SP

Dicas de como pagar o IPVA

Veja agora algumas dicas de como pagar o IPVA:

IPVA pela internet

Por ser um imposto estadual, cada Secretaria da Fazenda é responsável pela disponibilidade das variedades de formas que o pagamento pode ser realizado já que o valor varia de acordo não só com o preço do veículo, mas também de acordo com cada estado.

PUBLICIDADE

É necessário, portanto, averiguar se o seu estado disponibiliza o pagamento via internet.

Para ter acesso ao seu IPVA na internet é necessário acessar a página da internet do seu DETRAN (Departamento Estadual de Trânsito) e digitar o código conhecido como RENAVAM.

Após preencher os dados necessários, você terá acesso a uma opção de emitir o código de barras referente ao seu IPVA e pode realizar o pagamento através do aplicativo do seu banco ou pelo internet banking.

Se o banco não for conveniado, pode ser que o pagamento leve até três dias úteis para ser validado.

Além do Banco do Brasil e da Caixa Econômica Federal, bancos privados como: Sicoob; Bradesco; Santander; CitiBank; Daycoval; Itaú; HSBC; Mercantil do Brasil; Safra e Rendimento.

Pagamento à vista ou antecipado

Caso você seja residente do estado do Rio Grande do Sul, é possível receber um desconto de 3% do valor do IPVA quando o pagamento é realizado à vista. Aos que pagarem o imposto antecipadamente, o desconto é ainda maior: 10% do valor do IPVA.

Pagamento parcelado

Em estados como São Paulo e Rio Grande do Sul, é possível parcelar o pagamento do IPVA de três até seis meses (importante conferir no seu DETRAN).

Pagamento com o 13.º salário

O 13.º salário poderá ser uma ótima alternativa para realizar o pagamento do IPTU ou guardar para o IPVA (cujo valor ainda não foi divulgado).

Leia também:

Comentários fechados

Os comentários desse post foram encerrados.