IPVA SP 2022

PUBLICIDADE

Já está disponível a consulta do IPVA SP 2022. Os donos de veículos automotores do estado de São Paulo devem ficar de olho, pois já chegou o momento de pagar o IPVA 2022. Esse pagamento é obrigatório e garante a renovação do documento do veículo, permitindo que o condutor o utilize sem mais problemas. O pagamento acontece de acordo com o número final da placa do veículo e há prazos para realizar o pagamento tanto em cota única quanto parcelado, além de descontos especiais.

Para esse ano de 2022, os valores do IPVA SP 2022 estão cerca de 7% mais baratos do que ano passado. A seguir, veja como consultar o valor do seu IPVA e como efetuar o pagamento.

Consultar Valor do IPVA SP 2022

Uma das primeiras coisas que precisam ser feitas para efetuar o pagamento do seu IPVA, é saber o valor que você precisará pagar. Todos os anos, a Secretaria da Fazenda divulga a porcentagem que será cobrada de cada tipo de veículo, mas somente com a consulta é possível saber exatamente o valor a ser pago.

PUBLICIDADE

Veículos movidos a gasolina e a biocombustível vão pagar 4% sobre o valor venal. Já veículos novos que utilizam álcool, eletricidade ou gás, comprados a partir de 15 de janeiro, terão uma alíquota de 4%, enquanto os usados com as mesmas especificações, pagam 3%.

Para consultar o valor do seu IPVA em São Paulo, é preciso acessar o site da Secretaria da Fazenda através desse link https://www.ipva.fazenda.sp.gov.br/IPVANET_Consulta/Consulta.aspx.  Informe o RENAVAM e a placa do veículo, afirme o captcha e clique em “Consultar”. Na página seguinte, será possível ver o valor do IPVA e a data final para pagá-lo.

O IPVA em 2022 ficará mais caro | Saiba Mais

Como emitir guias de pagamento

Para fazer o pagamento do seu IPVA, o órgão responsável disponibiliza vários meios: através da guia de pagamento, pelo cartão de crédito, diretamente em casas lotéricas ou também em bancos credenciados.

Quem tem conta em banco, pode conferir se dentro do seu Internet Banking tem a opção de pagar o IPVA. Se tiver, é só digitar as informações que são solicitadas e o valor é descontado diretamente da sua conta. Se você realmente quiser emitir a guia de pagamento, isso pode ser feito logo depois de consultar o valor do IPVA.

A página mostrará essa opção de emitir a guia, você só precisa seguir as devidas instruções e imprimir, para depois ir efetivar o pagamento.

Tabela do IPVA SP 2022

IPVA 2022 pode ser parcelado em até 5x em SP

Através da tabela do IPVA 2022 é possível conferir todos os prazos de pagamento do imposto.

PUBLICIDADE

Para aqueles com a placa final 1, o pagamento da 1ª parcela ou cota única com desconto venceu no dia 7 de janeiro. A segunda parcela ou cota única sem desconto, pode ser paga até 9 de fevereiro. A terceira parcela pode ser paga até 9 de março.

Para aqueles com placa final 2, o vencimento da 1ª parcela ou da cota única com desconto foi dia 8 de janeiro. É possível ainda pagar em cota única, mas sem desconto, até 10 de fevereiro, data que também vence a 2ª parcela. A 3ª parcela vence no dia 10 de março.

Os restantes dos prazos seguem essa mesma premissa, vencendo sempre no dia seguinte que a placa anterior.

Leia também:

Comentários fechados

Os comentários desse post foram encerrados.