Porque devemos pagar o IPTU? 5 benefícios que você não sabe

Porque devemos pagar o IPTU? 5 benefícios que você não sabe

Porque devemos pagar o IPTU? Conheça 5 benefícios que você não sabe a respeito desse imposto cobrado anualmente, em todas as cidades brasileiras, e…

Por Andre em 18/01/2017

Porque devemos pagar o IPTU? Conheça 5 benefícios que você não sabe a respeito desse imposto cobrado anualmente, em todas as cidades brasileiras, e que costuma gerar muitas dúvidas na população.

Porque devemos pagar o IPTU? 5 benefícios que você não sabe (Foto Ilustrativa)

O Imposto Predial e Territorial Urbano é um imposto municipal, ou seja, cobrado pelas prefeituras, que é devido pelos proprietários de imóveis residenciais e comerciais localizados em área urbana, sejam eles pessoa física ou pessoa jurídica.

O valor do IPTU é calculado geralmente com base no valor venal do imóvel e na alíquota definida pela prefeitura, entre outros fatores, fazendo com que a quantia a ser paga varie bastante, a cada ano.

Porque devemos pagar o IPTU? 5 benefícios que você não sabe

O IPTU é cobrado anualmente, dos proprietários de imóveis residenciais e comerciais (Foto Ilustrativa)

Quais são os benefícios do IPTU? Confira a seguir algumas das vantagens oferecidas a quem precisa pagar esse imposto:

1- Pagar IPTU com desconto é um benefício oferecido aos contribuintes que quitam o imposto à vista e em cota única (a porcentagem varia conforme o município), podendo trazer uma boa economia para o seu bolso.

2- Se não quiser pagar IPTU à vista, dá para parcelar o valor devido ao longo do ano (nesse caso, você perde o desconto).

Em algumas cidades dá para aproveitar bons descontos no imposto (Foto Ilustrativa)

3- Sabe aqueles programas que incentivam o consumidor a pedir nota fiscal ao contratar qualquer tipo de serviço? Os créditos que você ganha neles podem ser usados para abater no pagamento do IPTU, podendo render belos descontos. O programa Nota Fiscal Paulistana é um desses exemplos.

4- A isenção do IPTU é um benefício oferecido em muitos municípios. Em São Paulo, idosos, pensionistas e outros públicos não precisam pagar o imposto (verifique as isenções junto à prefeitura da sua cidade).

5- Parte do dinheiro arrecadado com o IPTU é revertido em vários benefícios para a comunidade, podendo ser investido em melhorias para a saúde pública, limpeza, iluminação e reformas nas vias, entre outras áreas.

Contestar valor do IPTU

Em São Paulo há várias isenções para o IPTU (Foto Ilustrativa)

Outro benefício oferecido ao contribuinte é a possibilidade de contestar o valor do IPTU. Se você não concorda com a taxa cobrada, basta procurar a prefeitura e questionar o valor do imposto (entre em contato com a administração municipal e verifique como e onde é feito esse atendimento).

Convidamos você a continuar a navegar no Mundo das Tribos e ler outras publicações.

Top