IPVA ficará mais caro para 2022

PUBLICIDADE

O IPVA ficará mais caro para 2022, dado que haverá muita influência por conta da pandemia de Covid-19, e este setor não conseguiu se recuperar completamente, portanto, o método para recuperar o prejuízo se dá pelo aumento deste imposto para quem possui veículos.

O que é o IPVA?

O Imposto sobre a Propriedade de Veículos Automotores (IPVA), trata-se de um tributo cobrado anualmente e sua necessidade é a mesma que o imposto de residências: cobrar pela propriedade adquirida.

IPVA ficará mais caro para 2022
Fonte/Reprodução: original

Este imposto é cobrado somente em carros, motos, caminhões, ônibus, máquinas agrícolas e ciclomotor, mas não em outros veículos que são comumente vistos na água, como é o caso de iates, navios e até barcos. Outro fator é que o IPVA não é cobrado nem em aviões ou helicópteros.

PUBLICIDADE

Qual a previsão de aumento do IPVA 2022?

Isto ocorreu por conta da alta dos automóveis neste ano de 2021 no Brasil, e seu valor médio estava em 24,94% no mês de outubro de 2020 e setembro de 2021, conforme o Índice de Preços ao Consumidor da Fundação Instituto de Pesquisas Econômicas (Fipe).

Neste meio tempo, os carros novos tiveram um aumento no percentual de 20,72% e no caso de carros usados, o valor aumentou em níveis extremamente altos, 30,25%. A Secretaria da Fazenda e Planejamento menciona que o calendário do IPVA de 2022 será elaborado, e a alíquota se manterá em 4%. 

O que mais chama atenção, é que a principal informação para esta alta seria por conta das montadoras que passaram por grandes problemas por conta da pandemia de Covid-19. A grande parte das fábricas permanecem em falta com certas peças, o que inclui semicondutores e carros novos são produzidos com menos frequência do que em 2019, por exemplo.

Como pode ser realizado o pagamento do IPVA 2022

O contribuinte deverá pagar o IPVA em apenas uma parcela ou até dez parcelas, porém caso haja a preferência de pagar uma vez só, será necessário efetuar este pagamento até a data estipulada que seria 17 de janeiro de 2022, para usufruir de um desconto de 10%.

Torna-se interessante, caso seja possível, pagar sempre o IPVA em uma única parcela para não se enrolar com outros pagamentos e acabar por se esquecer de efetuar os devidos pagamentos deste imposto.

PUBLICIDADE

Leia também:

Comentários fechados

Os comentários desse post foram encerrados.