Chás contra gastrite: dicas, receitas

Chás contra gastrite: dicas, receitas

Todo mundo sabe ou já ouviu falar o quanto é ruim sofrer com as dores estomacais provocadas pela gastrite. Esse problema é muito comum…

Por Editorial MDT em 03/07/2013

Todo mundo sabe ou já ouviu falar o quanto é ruim sofrer com as dores estomacais provocadas pela gastrite. Esse problema é muito comum e pode ser causado por vários fatores, como má alimentação e estresse excessivo. Saiba mais sobre o assunto e confira dicas de receitas de chás contra gastrite.

A gastrite provoca muita dor na região abdominal. (Foto: divulgação)

Gastrite e suas causas

Muitos mitos e verdades sobre a gastrite são criados, deixando as pessoas confusas sobre o assunto. A gastrite ocorre quando a parede que reveste nosso estômago inflama ou fica inchada. As dores podem durar pouco tempo, sendo caracterizada como gastrite aguda, ou durar muito tempo, sendo chamada de gastrite crônica.

As causas da gastrite são muitas, como uso de analgésicos e anti-inflamatórios durante muito tempo, que acaba danificando o estômago devido aos efeitos e componentes presentes nos mesmos. Algumas infecções estomacais também podem provocar a gastrite. A bactéria Helicobacter Pylori é a mais comum.

A alimentação inadequada rica em frituras, açúcares e conservantes também podem desencadear os quadros de gastrite. Além disso, o estresse excessivo pode provocar a chamada gastrite nervosa que também causa grande incômodo.

Sintomas da gastrite

  • Falta de apetite
  • Vômito e náusea
  • Fezes escuras
  • Vômito com sangue
  • Dor na região superior da barriga (lado esquerdo)
  • Enjoo

    Os chás são excelentes para o tratamento da gastrite. (Foto: divulgação)

Dicas de alimentos que devem ser evitados por quem tem gastrite

  • Álcool e refrigerantes;
  • Frutas ácidas como laranja, abacaxi, maracujá e limão;
  • Leite, pois gera ácido no estômago;
  • Alimentos muito quentes, pois pioram a inflamação;
  • Frituras, alimentos industrializados, gordurosos e condimentados;
  • Pimentas e molhos, como mostarda, catchup e shoyu.

Receitas de chás contra gastrite

1. Chá de Espinheira Santa

Ingredientes: folhas de espinheira santa e uma xícara de chá de água.

Modo de preparo: pique as folhas de espinheira santa até a medida de uma colher de sobremesa enquanto a água é fervida. Apague o fogo e coloque as folhas de espinheira santa e abafe por dez minutos. Em seguida coe e beba duas xícaras antes das refeições.

2. Chá de acelga

Ingredientes: 50g de folhas de acelga e 1 litro de água

Modo de preparo: cozinhe as folhas de acelga em 1 litro de água, deixando ferver por aproximadamente 10 minutos. Tome 3 xícaras de café por dia.

3. Chá de capim limão com canela

Ingredientes: 1 folha de capim limão, 1 canela em pau e 1 xícara de água.

Modo de preparo:leve os ingredientes ao fogo e deixe ferver por 5 minutos. Desligue o fogo, coe e beba 2 vezes ao dia. Esse chá ajuda a acalmar e fortalecer o estômago.

Quem tem gastrite deve adotar uma alimentação saudável. (Foto: divulgação)

A gastrite é um problema que causa inflamação no estômago e provoca muita dor.  Os alimentos para quem tem gastrite devem ser saudáveis para que não piorem ainda mais a irritação gerada no estômago. Aposte nas dicas de chás para quem tem gastrite e alivie os sintomas desse problema.

Top