IPVA SP 2022 poderá ser parcelado em até 5x a partir de janeiro!

Felipo Bellini 13/12/2021 Notícias

O João Dória, atual Governador do estado de SP, anunciou que o pagamento do IPVA para o ano de 2022 poderá ser parcelado em até cinco vezes. Nas regras atuais, o valor poderia ser dividido em até três vezes. A divulgação da mudança foi feita no último sábado, dia 11, em uma coletiva de imprensa ocorrida em Santos. Na ocasião, o governador revelou que a mudança também vale, a partir de 2 de janeiro, para o licenciamento de novos veículos.

Por que o Parcelamento do IPVA de São Paulo em 2022?

O objetivo, segundo o governador, é facilitar a quitação do valor do imposto pago pelos donos de veículos. Ele também enfatizou que é preciso ter compreensão de que será necessário mais tempo para o pagamento ser efetuado. Essa medida deve atingir grande parte da população que, entre outros problemas, ainda estão tendo dificuldades financeiras decorrentes da pandemia e suas consequências.

Qual o valor do IPVA SP?

Apesar da facilitação do pagamento do IPVA 2022, o valor do imposto em São Paulo aumentou. Isso acontece porque o preço dos veículos em si subiu bastante, o que consequentemente puxa o valor do tributo para cima, já que o cálculo é feito tendo como base quanto cada automóvel custa. Nesse caso, tanto os veículos novos quanto os usados apresentaram aumento de preço.

IPVA SP 2022 poderá ser parcelado em até 5x a partir de janeiro! (2)

Fonte/Reprodução: original

Cada estado tem seu próprio método de cálculo do IPVA que é baseado na tabela Fipe ou no valor do automóvel na nota fiscal. Além disso, também é aplicada uma alíquota específica de cada UF. No caso de São Paulo, a alíquota aplicada sobre veículos movidos a gasolina ou flex é de 4%.

Em números, o aumento do IPVA em São Paulo ficará em torno de 25% a 30% em relação ao ano de 2021. O porcentual é condizente com o aumento no preço dos veículos, que subiu em média 25% no país. Os carros novos tiveram 20% de alta, enquanto os usados apresentaram 30% de aumento.

Consulta

É possível consultar os valores de seu IPVA através do site do próprio DETRAN. Para isso, é necessário fornecer as informações pedidas (Renavam, placa, CPF). Se solicitado, o próprio portal do Departamento de trânsito vai emitir uma guia que pode ser impressa e paga pelo usuário.

Outros artigos

Sintomas iniciais do glaucoma

09/10/2012

Sintomas iniciais do glaucoma

Muitas vezes já ouvimos falar sobre glaucoma. No entanto, poucas pessoas conhecem seu real significado e muito menos como identifica-lo. Tendo isso em vista, separam...

Curso de Produção Musical Grátis

24/03/2010

Curso de Produção Musical Grátis

O curso de produção musical é uma ótima oportunidade para as pessoas que desejam aprender a trabalhar com músicas, gravações e efeitos sonoros. Algumas escolas t...