Armas não letais usadas pela polícia

Armas não letais é o termo dado aos instrumentos desenvolvidos com a finalidade de provocar situações extremas nas pessoas para conter suas ações. Como…

Armas não letais é o termo dado aos instrumentos desenvolvidos com a finalidade de provocar situações extremas nas pessoas para conter suas ações. Como o próprio nome já diz, se usadas de maneira correta, essas armas não são letais, apenas podem causar dores e incômodos, sem levar o indivíduo a óbito.

O desenvolvimento das armas não letais surgiu com a necessidade de conter revoltas com um grande numero de pessoas sem causar uma carnificina. (Foto: Divulgação).

O desenvolvimento deste tipo de armamento surgiu com a necessidade de conter revoltas com um grande número de pessoas, como o Movimento Vem Pra Rua, que está acontecendo em todo o país. Porém, seu uso começa a gerar debates, já que muitos alegam que o uso destes armamentos pode estar substituindo o diálogo e as negociações, pois conter um tumulto imobilizando ou impossibilitando a vítima é muito mais rápido e simples, além do que o uso excessivo e de maneira errônea desses equipamentos pode sim levar a morte.

Estas armas não letais são usadas principalmente pela polícia. Hoje, elas são cada vez mais comuns, ainda mais porque a legislação que rege seu uso vem se aperfeiçoando com o decorrer do tempo. No entanto, que armas são essas que podem conter multidões sem causar mortes? Segue abaixo a descrição de algumas delas.

Armas não letais usadas pela polícia

O cassetete talvez seja a arma não letal mais conhecida usada pela polícia. (Foto: Divulgação).

Cassetete – Talvez a mais conhecida arma não letal usada pela polícia seja o cassetete, um bastão curto feito para o uso da violência. Com ele, é possível inibir a ação de algum indivíduo sem mata-lo ou deixa-lo inconsciente.

Balas de Borracha – Balas de borracha são projéteis de látex que substituem os projeteis normais como munição em armas de fogo. Seu nome técnico é munição de elastômero e seu material causa hematomas, mas não perfura a pele e devido a sua força é aconselhável sempre atirar na direção das pernas.

Continuar Lendo  Street Fighter IV Será Lançado no Japão em 2009

Gases Lacrimogêneos – Gases Lacrimogênios são granadas de mão ou sprays que liberam substâncias diversas com o objetivo de causar irritação na pele e nos olhos. Em alguns casos, elas podem até provocar cegueira temporária, por isso seu uso deve ser bem controlado. Os gases utilizados são compostos químicos diversos de baixa toxicidade e de concentração controlada.

Os Tasers são capazes de interromper e comunicação entre o cérebro e o resto do corpo, imobilizando a vítima. (Foto: Divulgação).

Armas de Eletrochoque – Armas de Eletrochoque, também conhecidos como Tasers, armas que utilizam descargas elétricas para imobilizar uma vítima. Essas armas usam essa descarga para interromper a comunicação entre o cérebro e o resto do corpo.

Existem dois tipos de Tasers: o Tasers de contato e o Taser de IEM (Air Taser). O primeiro funciona com uma descarga em sua ponta que deve ser encostada na vítima, enquanto o IEM (Interrupção Elétrica Intramuscular) tem o formato de uma pistola e atira fios de cobre ligados a eletrodos que disparam a carga elétrica.

Agora que você já sabe como as armas não letais funcionam, fique atento sempre que ver uma por perto.

Top