Decoração de casamento ecológico

A sustentabilidade está super em alta. Ela exerce influência na fabricação de produtos, no estilo de vida e no comprometimento das pessoas com a…

A sustentabilidade está super em alta. Ela exerce influência na fabricação de produtos, no estilo de vida e no comprometimento das pessoas com a preservação do meio ambiente. Nos últimos tempos, a ideia de uma vida ecologicamente correta está influenciando o mercado de casamentos e se transformando em uma tendência entre os noivos modernos.

Noivos celebrando o casamento ecológico. (Foto:Divulgação)

 Saiba mais: Festa de casamento artesanal: dicas de decoração

Casamento ecológico: como ele é realizado?

O casamento ecológico é uma ótima alternativa para os noivos que se preocupam com a preservação do meio ambiente. A cerimônia religiosa e a festa são organizadas partindo do princípio de que tudo precisa ser reciclado para poupar os recursos naturais.

Diferente do evento tradicional, o casamento ecológico tem como principal objetivo despertar a consciência ecológica dos convidados. Assim, mesmo com o fim da festa, as pessoas levam uma mensagem positiva da data e passam a cuidar melhor da natureza, como fizeram os noivos, no dia mais importante de suas vidas.

Como decorar um casamento ecológico?

A decoração do casamento ecológico exalta a natureza, mas sem prejudica-la. A cerimônia religiosa pode acontecer em um espaço ao ar livre, como sítio, fazenda, chácara ou até mesmo praia. Ao invés de montar muitos arranjos com plantas cortadas, vale a pela incorporar as árvores e canteiros no visual do evento.

O casamento que aproveita a luz do dia economiza energia elétrica. (Foto:Divulgação)

Na hora de escolher o mobiliário do casamento, os noivos devem dar preferência a madeira de demolição ou às fibras naturais, como é o caso da juta e fibra de banana. A decoração das mesas dos convidados pode ser feita com acessórios de bambu.

A decoração sustentável de casamento também costuma aproveitar os objetos pessoais dos noivos, como fotos, livros e quadros. Estes itens são capazes de recontar a história do casal e ajudam a montar um evento intimista.

Leia Também:  Pacotes, 15 de novembro, Orlando, EUA 2012

Ao decorar o casamento ecológico, os noivos devem dar preferência aos materiais que são considerados inofensivos ao meio ambiente e que reforçam o compromisso de preservar a natureza. A proposta ecologicamente correta de decoração também se destaca como uma forma de valorizar o estilo rústico, aconchegante e chique.

Mesas decoradas para o casamento sustentável. (Foto:Divulgação)

Dicas para um casamento ecológico

• Os convites podem ser impressos em papel reciclado;

• A noiva pode reutilizar um vestido antigo, que pertenceu à mãe ou à avó. Se o modelo for muito ultrapassado, basta reformá-lo;

• As lembrancinhas podem propor que os convidados tenham uma vida sustentável. Entre as opções, vale ressaltar: o caderno de papel reciclado, o  pacotinho de sementes de flores, a muda de planta, doces com embalagem de juta e o vasinho de fibra natural;

• O cardápio de casamento pode contar com alimentos orgânicos;

• O casamento realizado durante o dia aproveita a luz natural e, em consequência, economiza energia elétrica;

As lembrancinhas são mudas de plantas. (Foto:Divulgação)

• Se a cerimônia acontece no mesmo lugar da festa, os convidados não vão precisar se deslocar de um endereço para o outro em seus automóveis. Assim, eles diminuem a poluição.

Veja também: Mini wedding: dicas, como organizar

Fotos de casamento ecológico

Top