quarta-feira, 30 de novembro de 2022 - 30/11/2022 02:08:10
MundodasTribos

O consumo consciente defende a ideia de que adquirir e usar bens de consumo, como alimentos e recursos naturais, deve ocorrer sem exageros, de acordo com as necessidades de cada pessoa. Essa filosofia nos ajuda a ter senso de cidadania e ao mesmo tempo auxilia na preservação do planeta. Saiba o que é e como praticar o consumo consciente.

O consumo consciente é equilibrado, sem exageros. (Foto: divulgação)

O que este artigo aborda:

O que é consumo consciente

O consumo consciente nada mais é do que ter em mente os impactos provocados pelo consumo. O consumidor pode, através de suas escolhas, aumentar os impactos positivos e diminuir os negativos dos seus atos de consumo, contribuindo para a formação de um mundo melhor. Em outras palavras, trata-se de um consumo com consciência de seus efeitos, voltados para sustentabilidade.

O consumidor consciente busca o equilíbrio entre a satisfação pessoale a qualidade sustentável do planeta, mantendo um modelo ambiental correto, socialmente justo e economicamente melhor. Esse tipo de consumo pode ser praticado no dia a dia, através de gestos simples que levam em conta os impactos da compra, o uso e descarte de produtos ou serviços.

O consumo consciente trabalha para um mundo melhor. (Foto: divulgação)

Veja também consumismo entre crianças, como evitar 

Dicas de como praticar o consumo consciente

1. Planeje suas compras: não haja por impulso, faça tudo de forma planejada. Dessa forma, compre menos e melhor.

2. Avalie os impactos do consumo: analise se suas escolhas afetam o meio ambiente e a sociedade. Procure optar por aquilo que afete de forma positiva.

3. Reutilize produtos e embalagens: não compre outra vez o que pode ser consertado e reutilizado.

4. Consuma somente o necessário: pense nas suas necessidades e procure viver com menos.

5. Separe seu lixo: pratique a reciclagem e contribua para a economia de recursos naturais e redução da degradação do meio ambiente.

6. Utilize créditos de forma consciente: pense bem antes de comprar algo e tenha certeza de que poderá pagar as prestações sem fugir do orçamento.

7. Divulgue o consumo consciente: sensibilize as outras pessoas para consumir de forma consciente, mostrando valores e práticas. Procure inserir na sua família e amigos essa ideia.

8. Reflita sobre seus valores: avalie sempre seus princípios e escolhas de consumo. Não deixe que o impulso se torne um vício.

9. Preserve o meio ambiente:
evite os gastos de água excessivos, o desperdício de alimentos e dessa forma pratique o consumo consciente. Dessa forma você está contribuindo para uma vida mais saudável e consciente.

Começe praticando o consumo consciente com sua família e amigos. (Foto: divulgação)

Veja também desperdício de comida, como evitar 

O consumo consciente é uma pratica que deve ser inserida no nosso dia a dia para buscarmos um mundo melhor. Consumir de forma consciente e sem exageros é uma forma de economizar e cuidar do nosso planeta. Essa prática pode ser feita em todos os lugares, com a nossa família, amigos e até no nosso trabalho. Incentive essa prática e viva em um mundo melhor.

Este artigo foi útil?

Agradeçemos o seu feedback.

1

Pode ser do seu interesse

Cientista que Inventou o Biodiesel Morre

Cientista que Inventou o Biodiesel Morre

Coca-Cola Faz Investimentos em Caminhões Elétricos

Coca-Cola Faz Investimentos em Caminhões Elétricos

Construção Verde: Sustentabilidade na Arquitetura

Construção Verde: Sustentabilidade na Arquitetura

Conheça as Empresas que Mais Investem no Meio Ambiente

Conheça as Empresas que Mais Investem no Meio Ambiente

Conheça Fontes Inusitadas de Biocombustível

Conheça Fontes Inusitadas de Biocombustível

Lâmpada que reduz conta de energia

Lâmpada que reduz conta de energia