Dia Mundial Sem Carro – 22 de Setembro

O Dia Mundial sem Carro está dando o que falar! O evento foi criado por organizações não governamentais para ressaltar o uso excessivo e…

Por Editorial MDT em 22/09/2011

O Dia Mundial sem Carro está dando o que falar! O evento foi criado por organizações não governamentais para ressaltar o uso excessivo e dispensável dos veículos. Além da poluição do meio ambiente, esse uso indevido acaba causando engarrafamentos, transtornos, acidentes fatais e por aí vai. A primeira celebração aconteceu no dia 22 de setembro de 1997, na França. Desde então, cidades do mundo inteiro estão se envolvendo nas comemorações. A data funciona como um incentivo ao desuso exagerado dos veículos, como carro e moto. Muitos não percebem, mas acabam viciando em ir de carro a qualquer lugar, por mais perto que seja.

As atividades relacionadas à celebração começaram a partir do dia 16 e vão até o dia 24. Com o objetivo de estimular a reflexão sobre o assunto, a data vem movimentando pessoas em todo o mundo, inclusive aqui no Brasil. Em São Paulo, por exemplo, foram criadas faixas exclusivas para caronas, houve a inauguração de mais um trecho de ciclovia na Zona Oeste e extensão de horários e ônibus e trens em momentos de picos.

Já na cidade do Rio de Janeiro, a  prefeitura e ONGs começaram uma parceira para incentivar o uso de transportes alternativos, como a bicicleta. A parceira também visa incentivar o uso dos transportes coletivos, reduzindo a emissão de gases na atmosfera. Uma das principais avenidas da cidade de João Pessoa, na Paraíba, está interditada para eventos culturais. A frota de ônibus foi aumentada em 10% para ajudar os motoristas que quiserem aderir ao movimento.

Os eventos do dia mundial sem carro não param por aí. Em Curitiba, por exemplo, uma das cidades brasileiras com melhores condições de vida, terá uma concentração dos ciclistas para a marcha das mil bicicletas será a partir das 17h na Praça Santos Andrade, com saída prevista para as 18h. Em outras cidades que estão aderindo à data, a maioria dos eventos envolve ciclovias, bicicletas e o foco no transporte coletivo. Se você possui carro, moto ou algo do tipo, pelo menos hoje, só por hoje, tente evitar o uso do mesmo. Vá a pé, de bicicleta, de ônibus ou de carona.

O ideal seria que isso não ficasse apenas no dia de hoje, mas sim para os próximos dias e pro resto da sua vida. Evitar ao máximo o uso de seu carro pode trazer inúmeros benefícios, como diminuir a chance de engarrafamentos, a emissão de gases poluentes no ar, diminuir seus gastos com combustível e manutenção do veiculo, melhorar sua saúde, caso prefira ir a pé ou de bicicleta e muito mais. Pense e reflita o quão bom pode ser essa pequena ação, seja para você ou para sua cidade.

Aqui no Brasil a iniciativa do dia sem carro começou em 2001, envolvendo 11 cidades. Hoje não se tem ideia do numero exato de cidades envolvidas, mas sabe-se que são dezenas ou quase centenas delas. Os eventos acontecem principalmente nas grandes capitais brasileiras, como as que já foram citadas e ainda Belo Horizonte, Goiânia, Campo Grande, Fortaleza e assim por diante. Faça a sua parte e contribua você também para um mundo sustentável e, que não seja apenas hoje, mas todos os dias possíveis.

 

 

 

 

 

Top