Consumismo entre crianças: como evitar

O consumismo entre as crianças é cada dia maior e causa os problemas financeiros. As propagandas de televisão ou internet estão incentivando cada vez…

O consumismo entre as crianças é cada dia maior e causa os problemas financeiros. As propagandas de televisão ou internet estão incentivando cada vez mais o consumo infantil. Porém, isso pode se tornar um problema ainda maior que faz com que as crianças se tornem também adultos consumistas. Saiba mais sobre o assunto e veja como evitar o consumismo entre as crianças.

As lojas e televisão influenciam o consumismo infantil. (Foto: divulgação)

Crianças consumistas

O problema das crianças que querem comprar tudo o que veem pela frente vai muito além das dificuldades financeiras. Na maioria dos casos, elas se tornam consumistas por culpa dos pais que não estabelecem limites na hora das compras. Nesse caso, o ideal é encontrar o erro e corrigi-lo, antes que se torne um problema ainda maior.

Segundo a psicóloga infantil Patrícia Fontoura, as crianças estão diante de uma sociedade consumista que as incentivam todo tempo a comprar. São brinquedos, roupas, doces, acessórios e muito mais. Essa variedade de produtos é oferecida para as crianças todos os dias na televisão, internet, escola e até mesmos pelos colegas.

A família possui papel fundamental na educação dos filhos quanto ao consumo. Se a criança vê os pais comprando sem parar, ela acaba ficando da mesma forma. Porém, se o incentivo ao consumo vem de outros lugares, o papel dos pais é frear. Se esse comportamento não mudar, a criança pode se tornar um adulto consumista que não aceita um não.

Crianças consumistas tendem a ser adultos consumistas. (Foto: divulgação)

Veja também o que é consumo consciente 

Como evitar o consumismo entre as crianças

1. Identificar a raiz do problema: os pais que não dedicam tempo suficiente para os filhos tentam compensar a ausência satisfazendo todas as vontades deles e os enchem de presentes e outros mimos. Dessa forma, mostram que o consumo é uma maneira de vida.

Leia Também:  Vestidos de noiva para o verão 2015

2. Ensinar a consumir: para incentivar o consumo consciente é necessário deixar bem claro que para ter algo é necessário avaliar a necessidade daquilo no momento. O ideal é ensinar a criança que para comprar algo, ele terá de abrir mão de outras coisas. Dessa forma, a criança aprende a ter senso crítico e a priorizar as coisas.

Os pais devem impedir o consumismo na infância. (Foto: divulgação)

Saiba mais como lidar com o consumismo infantil 

O consumismo infantil é um problema que pode causar sérios problemas a criança e também influenciar na fase adulta. Os pais devem impor limites de consumo para os filhos. As crianças devem aprender a consumir conforme suas necessidades e situação financeira. Tudo isso deve ser ensinado aos pequenos para que não se tornem adultos consumistas e tenham dificuldades no controle dos gastos.

Top