Como seguir a dieta mesmo comendo fora de casa

Quem leva uma vida corrida e é obrigado a se alimentar fora de casa, todos os dias, sabe muito bem que, às vezes, fica…

Quem leva uma vida corrida e é obrigado a se alimentar fora de casa, todos os dias, sabe muito bem que, às vezes, fica um pouco difícil seguir a dieta. Os bares e restaurantes, hoje, oferecem uma grande variedade em alimentos; muitos deles, suculentos e engordativos. Para quem está com muita fome, é quase irresistível escolher justamente o que não se deve comer. Porém, é possível seguir a dieta mesmo comendo fora de casa. Veja algumas dicas.

Opções calóricas sempre são as mais atrativas (Foto: Divulgação)

Como se alimentar corretamente fora de casa

É hábito de muitas pessoas chegar ao restaurante, apanhar rapidamente o prato e seguir para a fila do self service, deixando para escolher, na hora, os alimentos que irão para o seu prato. Cuidado! Este tipo de atitude poderá fazer com que você saia da dieta pois, quando se está com muita fome, a tendência é colocar no prato tudo o que aparecer à frente.

A dica é ter paciência e programar o prato. Olhe, à distância, tudo que está sendo oferecido e escolha, com calma, tudo que irá comer. Ao começar a se servir, pegue apenas o que você programou. Assim, as chances de se encher o prato com alimentos desnecessários e calóricos são menores.

Frutas, antes do almoço, ajudam a diminuir a fome (Foto: Divulgação)

Sempre é a melhor opção começar o almoço pelas folhas. São alimentos com baixa caloria e que diminuem a fome em porcentagem considerável. Coma folhas, o máximo que puder.

Entretanto, seguir a dieta fora de casa não se resume a comer apenas folhas ou frutas. É preciso montar um cardápio balanceado, de forma que todos os nutrientes necessários à saúde do organismo sejam consumidos. Ao montar o prato no self service, o ideal é dividi-lo em quatro partes. Na primeira, escolha um alimento rico em carboidratos (macarrão, arroz ou batata); na segunda, um alimento rico em proteínas (carnes ou ovo); na terceira parte, sirva-se de vegetais crus, que são fonte de vitaminas e minerais; na última parte, aposte em alguma hortaliça cozida.

Outras dicas para não sair da dieta

Exemplo de prato saudável (Foto: Divulgação)

O tempero dos alimentos também deve ser observado, ao alimentar-se fora de casa. Produtos industrializados, como shoyo, molhos prontos para salada ou semelhantes, em geral contêm condimentos e estes não são amigos da dieta. Prefira temperar com azeite, vinagre e, se houver disponibilidade, com temperos naturais, como cebolinha, salsa, etc.

Evite passar a manhã inteira sem comer. Pouco antes de seguir para o almoço, procure comer uma fruta. Assim, você já terá diminuído a sua fome e comerá menos, no restaurante.

Não é indicado consumir líquidos, durante a refeição. Deixe para tomá-los ao menos meia hora depois. Caso não resista, tome sucos naturais.


Top