Maneiras de evitar lesões em treinos

Muitos quando iniciam o treinamento em academias, na ansiedade de logo começar a realizar os exercícios, por descuido acabam se machucando. Em alguns casos…

Muitos quando iniciam o treinamento em academias, na ansiedade de logo começar a realizar os exercícios, por descuido acabam se machucando. Em alguns casos não há o que fazer, no entanto, há alguns passos os quais, seguidos de maneira correta podem reduzir as chances de lesões durante os exercícios. Confira a seguir, o passo a passo que listamos para evitar esses tipos de situações.

1º passo: Aquecimento

De início parece ser uma necessidade óbvia, no entanto, a maioria das pessoas que frequentam academias, principalmente os iniciantes, na ansiedade para logo alcançar os resultados almejados, simplesmente pulam essa etapa essencial para o exercício. A finalidade do aquecimento é aquecer o corpo do atleta, o qual consequentemente aumentará o metabolismo e lubrificará as juntas para a preparação para a malhação. É recomendável um aquecimento entre 5 a 10 minutos de atividades na bicicleta ou na esteira, e mais 5 minutos de alongamento.

2º passo: Alongamento

Primeiramente é importante ressaltar que o alongamento mal realizado, futuramente poderá prejudicá-lo, fazendo com que perda à flexibilidade, em razão da redução das fibras musculares ao longo do tempo. O intuito do alongamento é alongar todas as partes do corpo, que desse modo evitará futuras lesões. Recomenda-se alongamentos nos intervalos das séries, pois o alongamento entre os exercícios liberará ácido lático, substância que permite a entrada de nutrientes, o que aumentará a força para os próximos exercícios.

3º passo: Equilíbrio

Quando realizar os exercícios em pé é necessário possuir uma postura apropriada. Em exercícios que você necessitará praticar em pé, como a rosca bíceps e a rosca tríceps, é essencial uma postura como se você estivesse dentro de um ônibus. Forçando o abdômen você adotará a postura correta. Já quando for realizar exercícios deitados no banco como o supino, procure colocar também os pés no banco, pois, assim você manterá o equilíbrio e sua coluna está amparada pelo banco. Nos exercícios de agachamento é importante manter os ombros soltos, relaxados, procure deixar as costas retas e não forçar muito o joelho.

4º passo: Medidas de Segurança

Como em qualquer lugar que frequentamos, na academia também é necessário possuir uma medida de segurança. Em alguns tipos de treinamento, como o supino, por exemplo, é essencial ter alguém próximo a você, pois, quando se trata de muito peso, o ideal é não arriscar que todo o peso caia sobre você. Existem precauções muito simples que são muito úteis para evitar futuras lesões indesejáveis. Assim: sempre que colocar os pesos nos aparelhos, procure secar as mãos, procure tomar cuidado com os pés para não derrubar o peso sobre eles, quando for pegar muito peso nos exercícios que praticar em pé é importante usar o cinto.

5º passo: Dicas para um bom resultado

Sempre que estiver com alguma parte do corpo dolorida, devido ao treinamento da semana anterior, procure não fazer exercícios que irão forçá-los, pois, a dor ou o incomodo pode até não aparecer na hora, mas certamente aparecerá futuramente, podendo provocar resultados desastrosos. Também é essencial deixar o corpo descansar por alguns dias e malhar com certa regularidade. Sonos diários são fundamentais para a recuperação do corpo e do organismo.

É fundamental destacar que seguindo corretamente os 5 passos, não significa que estará livres de futuras lesões, no entanto, a probabilidade de acontecerem, será reduzida drasticamente. Você apenas precisará criar o hábito de segui-los.

Top