Como proteger o bebê do sol: cuidados

Os dias ensolarados são perfeitos para passeios ao ar livre e todos os pais sabem da importância do sol para o crescimento saudável dos…

Por Editorial MDT em 20/12/2012

Os dias ensolarados são perfeitos para passeios ao ar livre e todos os pais sabem da importância do sol para o crescimento saudável dos bebês, já que é essencial na ativação de vitamina D e consequentemente na absorção de cálcio. Entretanto, é preciso ter cuidado redobrado ao expor crianças aos raios solares, pois o menor descuido pode causar sérias complicações. Confira dicas de cuidados para proteger o bebê do sol.

Veja dicas de como proteger as crianças dos efeitos do sol.

O banho de sol é importante para a saúde do bebê, mas é preciso ter cuidado. (Foto: divulgação)

A partir de quando começar os banhos de sol

É recomendado que o banho de sol seja feito diariamente, ou, no mínimo três vezes na semana. A melhor época para começar é a partir do primeiro mês de vida do pequenino.

Escolha o melhor horário

O cuidado mais importante deve ser com relação ao horário de exposição. É extremamente importante evitar os horários em que a concentração de raios ultravioleta é maior, ou seja, entre as 1º e 16 horas.

Não dispense o protetor solar

A Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) e a Sociedade Brasileira de Pediatria não recomendam o uso de protetor solar em crianças com menos de 6 meses de idade, já que a pele dos bebês é muito fina e delicada, absorvendo mais facilmente produtos químicos potencialmente tóxicos ou causadores de alergias. Em crianças maiores é recomendado utilizar filtro solar com, pelo menos, FPS 30.

Conheça alguns protetores solares para bebês.

Uma dica importante é não deixar de aplicar o produto mesmo em dias nublados, pois o raios ultravioletas são capazes de ultrapassar as nuvens e provocar lesões na pele das crianças. Outra recomendação importante é aplicar protetor meia hora antes de expor o pequeno ao sol, para que possa ser mais bem absorvido.

Uma das dicas mais importantes é respeitar o horário de exposição. (Foto: divulgação)

Controle o tempo de exposição

Até os primeiros seis meses, os banhos de sol devem durar entre 5 e 10 minutos. É possível ir aumentando o tempo de exposição gradualmente, que não deve, em hipótese alguma, ultrapassar 1 hora diária. Depois dos seis meses, mesmo com a devida proteção, não é indicado que a criança permaneça mais de uma hora exposta ao sol.

Roupas para se proteger do sol

A roupinha que o bebê vai usar é muito importante para lhe proteger do sol. O mais indicado é dar preferências para peças confeccionadas em tecidos leves ou fibras naturais, como a de algodão. Chapéus e bonés ajudam a proteger o rosto e as orelhas, e um par de óculos com proteção UV-A e UV-B arremata o visual.

Saiba quis cuidados tomar com os bebês durante o verão.

As roupas e acessórios completam o proteção e conferem um visual cheio de estilo. (Foto: divulgação)

A exposição ao sol é muito importante para garantir a saúde das crianças, mas em bebês é preciso tomar cuidados redobrados, pois a fragilidade de sua pele os torna mais susceptíveis a doenças graves. Vale a pena lembrar que os danos causados pela irradiação solar são cumulativos e podem demorar anos para que se manifestem na forma de doenças.

Top