Cuidados com o bebê no verão

Com as temperaturas em alta, nada melhor do que curtir uma praia ou uma piscina. Porém, na hora de levar os pequenos para aproveitar…

Por Editorial MDT em 23/02/2012

Os bebês precisam de cuidados especiais no verão.

Com as temperaturas em alta, nada melhor do que curtir uma praia ou uma piscina. Porém, na hora de levar os pequenos para aproveitar a melhor estação do ano é importante ter alguns cuidados. Conheça as precauções que garantem a saúde e a segurança dos bebês desde a escolha da melhor boia,  a como prevenir a desidratação.

Bebês com menos de 6 meses podem tomar banho de sol?

Segundo especialistas, o mais indicado é evitar que a criança muito pequena frequente piscinas e praias. Isto, pois no período antes dos 6 meses de vida, a pele do bebê é muito sensível e fina e precisa ser protegida da exposição solar. Assim, apenas um banho de sol diário, em torno de 15 minutos, está indicado, por colaborar na ossificação do pequeno. 

O banho de mar é permitido?

Até os 3 meses de idade, a imunidade dos pequenos é baixa. Assim, até que a criança ultrapasse essa fase da vida, especialistas recomendam que ela não seja exposta a água do mar. Além disso, nesta idade, o bebê não gosta de água fria e o contato com o mar é desconfortável para ele.

A idade ideal para isso é a partir dos 6 meses, Porém, é de extrema importância que os pais certifiquem da qualidade da água e da limpeza da praia, o que prevenirá transtornos futuros.

Como prevenir a desidratação?

É importante que as mamães estejam sempre atentas a hidratação do bebê. A depender da idade do pequeno, estão indicados os sucos naturais, a água pura, a água-de-coco e chás para repor a perda líquida. Além disso, uma alimentação à base de frutas, verduras e proteínas também colabora. Evite alimentos como espetinhos, picolés, assim como outros vendidos na praia, nem sempre preparados com a devida higiene e que, muitas vezes, sofrem deterioração devido ao calor.

Qual o melhor tipo de boia?

Especialistas afirmam que a melhor boia é o do tipo colete, evitando dessa forma, o uso de boias de braço ou as de cintura. Isto, pois as boias de cintura e de braço, transmitirem uma falsa impressão de segurança.

O verão é uma época muito alegre, deixe o bebê brincar com segurança.

O bebê pode ser colocado sentado diretamente na areia?

Vale ressaltar que a areia não é muito agradável para o bebê,  pois sua pele se irrita facilmente ao entrar em contato com os grãos. A criança, independente da idade, gosta do que é confortável para ela e, quando muito pequena, a areia definitivamente não é. Além disso, se muito novo, existe o risco de ele pegar alguma infecção. Portanto, é preferível que os pais o protejam com uma toalha, esteira ou canga.

Qual o melhor horário para ir à praia?

Os melhores horários para ir a praia são sempre antes das 10 horas e após as 16 horas. Por nesse período ocorrer a menor emissão de raios ultravioletas que são maléficos a nossa pele, assim como as dos bebês.

O uso de protetor solar está indicado?

Se a exposição solar ocorrer entre os horários permitidos, não e necessário o uso de protetor solar. Porém, em casos excepcionais, em que não há como evitar a exposição, está indicado o uso de protetores com fato de proteção entre 20 e 30, em bebês com mais de 6 meses.

É preciso agasalhar o bebê mesmo nos dias quentes? 

Diferente do que muita gente pensa, não é preciso agasalhar o bebê nos dias quentes. É importante ressaltar que os pequenos sentem frio e calor da mesma forma que nós. Dessa maneira, nos dias quentes, é recomendável que o bebê use roupas frescas e confortáveis.

Durante o verão, é permitido dar mais de um banho no bebê?

Durante a época mais quente do ano, é permitido banhar o pequeno quantas vezes você quiser. Mas vale ressaltar que não é recomendável o banho com temperatura muito quente no inverno, também não se deve colocar a criança na água gelada no verão. Em ambos os casos, a temperatura de ser morna.

Os bebês também precisam de protetor solar.

Os bebês possuem a pele muito sensível, necessitando de cuidados especiais, principalmente, durante o verão. Após conhecer algumas dicas de como evitar transtornos futuros aos pequenos, basta aproveitar o que há de melhor dessa estação.

Top