Como proteger o seu filho dos efeitos do sol

PUBLICIDADE

Se os raios solares já são prejudiciais à pele de um adulto, imagine para a pele de uma criança, que é bem mais fina e ainda está em formação. Por isso, o dobro de cuidados deve ser tomado para proteger o seu filho dos efeitos do sol. Como o verão está chegando, a exposição ao sol certamente aumentará, porém, é preciso tomar esses cuidados para que as crianças não sofram de envelhecimento precoce da pele ou até de um câncer de pele.

Se o seu filho ainda for bebê, exponha-o ao sol apenas bem de manhãzinha, ou seja, antes das 9 horas da manhã ou somente no fim da tarde, pelas 5 horas. E mesmo assim, ele deve ficar apenas por meia hora, o necessário para que a vitamina D do seu corpo seja ativada.

Crianças maiores de 6 meses suportam mais tempo ao sol, mas algumas precauções devem ser tomadas: sempre passe o filtro solar meia hora antes de deixá-las ao sol por todo o corpo delas, sendo que o fator de proteção tem que ser maior que 30. Nos lábios, passe protetor labial. Mesmo assim, as crianças só devem sair ao sol em períodos fora dos horários críticos, que vão das 10 às 16 horas. Se vocês estiverem na praia ou na piscina, o protetor deve ser repassado a cada saída da água.

PUBLICIDADE

Para proteger a cabeça dos seus filhos do sol, coloque bonés ou chapéus neles. Quando o sol estiver muito forte, o ideal mesmo é o uso do chapéu com abas largas que faz bastante sombra e cobre as orelhas. Além de ficarem super charmosos, os seus filhos ficarão mais protegidos contra os efeitos do sol.

E para evitar futuras cataratas ou outros problemas visuais, compre óculos escuros para as suas crianças. No entanto, eles devem ser comprovadamente específicos para protegerem os olhos contra a ação dos raios ultravioleta. Caso contrário, podem agravar os problemas na vista.

Do mesmo modo, roupas adequadas devem ser usadas no verão para evitar que os raios ultravioletas prejudiquem a pele do seu filho. Para que eles não atinjam diretamente a pele da criança, evite roupas com tecidos muito porosos ou com tramas largas demais. Além disso, não deixe que ela fique com as roupas molhadas, pois elas não bloquearão os raios UV adequadamente.

Tomando as devidas precauções contra doenças que podem ser causadas pela exposição excessiva ao sol, os seus filhos ficarão sempre protegidos contra elas, pois a prevenção deve ser iniciada ainda na infância. Portanto, se você conseguir conscientizar os seus filhos sobre a importância da proteção contra o sol, no futuro certamente teremos uma menor incidência de câncer de pele, envelhecimento precoce da pele, cataratas e outras doenças causadas pelos raios UV.

PUBLICIDADE

Leia também:

1 comentário

  • Difícil é encontrar algum protetor labial para crianças 🙁

Comentários fechados

Os comentários desse post foram encerrados.