Como envelhecer bem e com saúde

Aprenda como envelhecer bem e com saúde, combatendo os excessos e adotando medidas saudáveis para viver cada dia. Em geral, é preciso cuidar da…

Por Isabella Moretti em 31/08/2015

Aprenda como envelhecer bem e com saúde, combatendo os excessos e adotando medidas saudáveis para viver cada dia. Em geral, é preciso cuidar da alimentação, abandonar os vícios, praticar atividade física e priorizar a qualidade do sono. Leia a matéria e confira dicas infalíveis.

Como envelhecer bem e com saúde. (Foto Ilustrativa)

De acordo com dados do IBGE, o Brasil tem uma expectativa de vida de 74,6 anos, portanto, homens e mulheres estão vivendo mais do que antigamente. O maior acesso aos recursos de saúde contribuiu com esse índice e reduziu a mortalidade. A notícia é boa, mas nem todas as pessoas tomam os devidos cuidados para conseguir desfrutar de uma longevidade saudável.

Leia mais: Longevidade – Segredos de um envelhecimento saudável

Como envelhecer bem e com saúde

O Mundo das Tribos selecionou dicas de como envelhecer bem e com saúde. Confira:

Abandone os vícios

Quando a idade chega, alguns vícios devem ser deixados de lado para preservar a saúde física e mental. O consumo exagerado de bebidas alcóolicas e o tabagismo são bons exemplos. Ao deixar de beber e abandonar o cigarro, o indivíduo previne o envelhecimento precoce e desfruta de bem-estar.

Alimente-se bem

É muito importante manter uma alimentação balanceada. (Foto Ilustrativa)

Se você quer levar uma vida saudável na velhice, então é muito importante ficar atento ao cardápio. A dieta deve ser balanceada, ou seja, rica em grãos, carnes magras, frutas, verduras e legumes. Alguns nutrientes são fundamentais para a alimentação, como é o caso das proteínas, que ajudam a fortalecer a imunidade do corpo e os músculos e o cálcio, que previne a osteoporose. Não podemos nos esquecer também do ômega 3, que combate problemas cognitivos e preserva a saúde do coração.

Uma boa alimentação segue a pirâmide alimentar, ou seja, valoriza praticamente todos os nutrientes (vitaminas, minerais, carboidratos, proteínas, etc.) e dá preferência aos alimentos “in natura”. É muito importante que a pessoa respeite os horários das refeições e reduza a ingestão de alimentos nocivos, como frituras e doces.

Veja também: Alimentos que aceleram o envelhecimento

Hidrate o corpo

Beba muita água. (Foto Ilustrativa)

Todo ser humano, quando atinge a fase adulta, deve ingerir no mínimo dois litros de água para viver em plena saúde. A hidratação é uma forma de combater infecções, aumentar a absorção de nutrientes e reduzir o inchaço.

Pratique exercícios

Quem deseja ter um envelhecimento saudável deve praticar atividade física, pelo menos uma caminhada de 30 minutos por dia. A prática de exercícios melhora a disposição para a rotina, sem falar que previne doenças como obesidade, diabete, hipertensão e osteoporose.

Exercitar o corpo é um dos segredos da longevidade. (Foto Ilustrativa)

Durma bem

As pessoas que não dormem pelo menos sete horas por noite estão correndo sérios riscos de sofrer com os males do envelhecimento precoce. A privação do sono deixa o corpo fraco e indisposto, sem falar que compromete a memória, a concentração e o raciocínio. Vale lembrar, ainda, que quem dorme menos está mais propenso a desenvolver doenças.

Saiba mais: Dicas para combater o envelhecimento da pele

Agora que você já sabe como envelhecer bem e com saúde, coloque as nossas dicas em prática. Com certeza as suas capacidades físicas e mentais serão preservadas intactas por mais tempo. Continue no Mundo das Tribos e veja outras matérias sobre vida saudável.

 

Top