Alimentos que aceleram o envelhecimento

Manter uma pele bonita e saudável é fundamental para garantir uma aparência jovial e sadia. O problema é que a poluição ambiental, o tabagismo,…

Manter uma pele bonita e saudável é fundamental para garantir uma aparência jovial e sadia. O problema é que a poluição ambiental, o tabagismo, o estresse diário e até mesmo os hábitos alimentares são capazes de acelerar o desgaste da pele, fazendo com que a pessoa pareça ter mais idade do que realmente tem. Confira algumas dicas sobre o assunto e conheça os alimentos que aceleram o envelhecimento.

Conheça os tratamentos que combatem o envelhecimento da pele.

O consumo de alguns alimentos é capaz de causar envelhecimento precoce. (Foto: divulgação)

Alimentos que aceleram o envelhecimento

Alguns alimentos possuem grande potencial oxidante, de modo que aumentam consideravelmente a produção de radicais livres, responsáveis por lesar as células da pele e causar o envelhecimento precoce. Esses produtos são capazes de aumentar as chances do surgimento de manchas, marcas de expressão, ressecamento e rugas. Os principais alimentos capazes de acelerar o envelhecimento são:

  • Frituras

As frituras são, sem sombra de dúvidas, as grandes vilãs da saúde na sociedade moderna, onde o hábito de fritar os produtos é bastante comum. Os altos níveis de gordura nociva que esses alimentos proporcionam ao organismo são capazes de acabar com a boa aparência da pele, além de acarretar vários outros problemas de saúde.

  • Carne vermelha

As carnes vermelhas em geral, mas especialmente as mais ricas em gordura, como picanha, cupim e costela, são capazes de aumentar o colesterol no sangue, causando prejuízos a todo o sistema cardiovascular e ainda prejudicando a pele, além de estimular um aumento na produção de radicais livres, que podem lesar células de todos os tecidos do organismo.

As frituras são as grandes vilãs da alimentação. (Foto: divulgação)

  • Doces

É difícil encontrar quem resista aos doces, mas o grande problema do consumo desse tipo de produto está nos excessos. Quando a pessoa come guloseimas além da conta, os altos níveis de açúcar causam uma inflamação nas camadas internas da pele, fazendo com que ela se torne mais flácida e aumentando as chances de aparecerem rugas.

  • Frios

Apesar de serem deliciosos, o salame, a mortadela e o presunto são produtos riquíssimos em gorduras saturadas, contendo altos níveis de nitrato. O resultado é um estímulo para a secreção de fatores inflamatórios teciduais, que favorecem o envelhecimento.

  • Congelados

De maneira geral, os produtos congelados apresentam altos índices de fosfato, que por si só é capaz de acelerar o processo de envelhecimento. Além disso, o consumo frequente desse tipo de alimento está intimamente relacionado à maior gravidade de doenças relacionadas com a idade, como problemas renais e calcificação cardiovascular.

Veja dicas de como evitar o envelhecimento precoce.

O problema do consumo dos doces está no excesso. (Foto: divulgação)

Manter uma dieta balanceada é uma medida eficiente para garantir a boa aparência e prevenir problemas como o envelhecimento precoce. Uma dica importantíssima para quem deseja se manter livre das rugas por muito mais tempo, é evitar o consumo de determinados alimentos que prejudicam o organismo e aumentam os danos à pele.

Top