Dicas para combater o envelhecimento da pele

Ultimamente não param de aparecer no mercado produtos caríssimos, desenvolvidos especificamente para combater o envelhecimento da pele. Entretanto, é preciso lembrar que de nada…

Por Editorial MDT em 17/07/2013

Ultimamente não param de aparecer no mercado produtos caríssimos, desenvolvidos especificamente para combater o envelhecimento da pele. Entretanto, é preciso lembrar que de nada adianta ter vários produtos bons e não saber como usá-los. Esclareça várias dúvidas e confira dicas para combater o envelhecimento da pele de maneira eficiente.

Com algumas dicas é possível combater o envelhecimento precoce. (Foto: divulgação)

Uso de filtro solar

O uso diário do filtro solar é uma dica preciosa e capaz de fazer toda diferença na aparência da pele. O fotoenvelhecimento é o termo utilizado para descrever as alterações cutâneas causas pelo sol, como o aparecimento de rugas, maior aspereza e manchas.

A única maneira de se prevenir é utilizando o protetor solar todos os dias, inclusive quando estiver nublado, pois boa parte dos raios ultravioletas atravessam as nuvens escuras sem dificuldade. A dica é apostar em cremes hidratantes com filtro solar de, pelo menos, 30 FPS.

Abandone o hábito de se bronzear

O fato é que não existe nenhuma forma de bronzeamento segura para a pele. Seja deitando na beira da piscina ou em câmaras especiais de bronzeamento, os raios ultravioletas sempre estarão presentes. Esse tipo de radiação pode não apenas acelerar o processo de envelhecimento da pele como também causar vários tipos de câncer.

Vale a pena lembrar que, no Brasil, o bronzeamento artificial é uma prática proibida pela Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa), porque está relacionada com um aumento de 75% nas chances de desenvolver melanoma, o câncer de pele mais agressivo.

O uso de protetor solar diariamente é fundamental. (Foto: divulgação)

Mantenha boa hidratação

Manter uma pele hidratada é uma medida simples e que previne o aparecimento de linhas finas. É preciso lembrar que a hidratação não se faz apenas com a aplicação de cremes, mas é necessário também hidratar o organismo de dentro para fora, apostando no consumo de muito líquido ao longo do dia.

Cuidado com a aplicação de cremes

Antes de comprar qualquer creme e sair usando, é preciso seguir algumas recomendações para prevenir problemas. A primeira dica é testar todos os produtos na parte interna do antebraço, aplicando o creme duas vezes ao dia, durante 4 a 5 dias. Esse processo deve ser repetido inclusive com os hipoalergênicos.

Caso o cosmético tenha passado no primeiro teste, é hora de ler todas as recomendações do rótulo e segui-las à risca, especialmente quando se tratar de cremes para o rosto. Aplicar mais do que recomendado, não lavar o rosto pela manhã para retirar o produto ou ficar com o creme por mais tempo que o necessário são medias que podem ser perigosas, dependendo do cosmético.

Antes de aplicar qualquer creme na pele é preciso tomar alguns cuidados. (Foto: divulgação)

Seguindo algumas dicas é possível prevenir e combater o envelhecimento da pele. Os efeitos dos cuidados diários nem sempre aparecem imediatamente, mas em longo prazo valem muito a pena. Por isso é preciso ter paciência e esperar que os produtos tenham tempo de agir na pele.

Top