Como cuidar da pele antes das atividades físicas

Todo mundo sabe que praticar atividade física regularmente é muito benéfico ao organismo e proporciona inúmeras vantagens. Entretanto, é importante se lembrar de que…

Por Editorial MDT em 12/12/2012

Todo mundo sabe que praticar atividade física regularmente é muito benéfico ao organismo e proporciona inúmeras vantagens. Entretanto, é importante se lembrar de que cuidar da saúde não é deixar de lado outras questões, como os cuidados com a pele. Para garantir mais jovialidade, beleza e uma aparência muito mais saudável, confira dicas de como cuidar da pele antes das atividades físicas.

Entenda como cuidar da pele no dia a dia.

Alguns cuidados antes dos exercícios ajudam a garantir mais beleza para a pele. (Foto: divulgação)

Benefícios da atividade física para a pele

A pele é beneficiada pela atividade física de diversas formas. As vantagens vão desde aumento na produção de endorfinas, que melhoram o humor, até o aumento da autoestima e relaxamento de toda musculatura, além de favorecer a perfusão e melhorar a nutrição da pele.

Saiba como cuidar da pele oleosa.

Praticar exercícios com a pele limpa

Antes de praticar qualquer tipo de atividade é fundamental que a pele, especialmente da região do rosto, esteja devidamente limpa, evitando a obstrução dos poros e permitindo um melhor fluxo do suor. A dica é retirar a maquiagem e lavar bem o rosto antes dos exercícios. No caso de pessoas que realizam atividades ao ar livre, vale lembrar da importância do uso de protetor solar.

Cuidados para quem pratica natação

Nesses casos é importante se prevenir dos efeitos do cloro utilizado na água. O mais indicado é utilizar produtos a base de lipossomas, que impedem o contato das células cutâneas com o cloro, e ceramidas, que asseguram a adequada hidratação. Não é indicado esfoliar a pele ou utilizar produtos abrasivos antes de praticar exercícios na água.

Depois da atividade o ideal é tomar uma boa ducha, a fim de retirar todo o excesso de cloro. Em seguida uma hidratação com óleos corporais ou cremes hidratantes é bem vinda e previne o ressecamento.

Veja algumas receitas de máscaras caseiras para cuidar da pele do rosto.

Limpar a pele antes das atividades físicas é essencial. (Foto: divulgação)

Cuidados para quem pratica caminhada, corrida ou pedalada

Cuidar da pele é fundamental, especialmente no caso de pessoas que gostam de praticar essas atividades ao ar livre, onde se expõem a fatores ambientais. É fundamental lavar o rosto com sabonete neutro, hidratar todo o corpo com produto específico para o tipo de pele e usar protetor solar, com fator de proteção solar (FPS) de, no mínimo, 30. Vale a pena dar preferência a cosméticos resistentes à água e ao suor.

Ao fim da atividade o ideal é lavar novamente a pele. Quem sofre com oleosidade pode usar sabonetes a base de ácido salicílico. Depois é só utilizar um bom hidratante e reaplicar o protetor solar.

Cuidados para quem pratica musculação

Antes de ir pra academia é recomendado limpar bem a pele e remover qualquer resquício de cremes, sujeira e até mesmo maquiagem. Além de ser prejudicial à saúde, o uso de anabolizantes pode desencadear vários problemas de pele, como o aparecimento de espinhas. Na volta pra casa o ideal é tomar um banho morno, utilizando, em seguida, um bom hidratante corporal e aplicando o protetor solar com fator de proteção adequada.

Confira dicas de como cuidar da pele com acne.

Quem pratica atividades ao ar livre não deve se esquecer do protetor solar. (Foto: divulgação)

Além de proporcionar inúmeros benefícios para todo organismo, a prática regular de exercícios também ajuda a garantir a saúde da pele. Para garantir melhores resultados, é necessário cuidar da pele antes das atividades físicas, para garantir uma aparência mais descansada e saudável.

Top