Dicas para Cuidar de Pele Oleosa

Dicas para Cuidar de Pele Oleosa

A pele é uma parte do corpo bastante sensível e que precisa de cuidados. Existem três tipos de pele: oleosa, seca e mista. Nessas…

Por Editorial MDT em 13/05/2011

A pele é uma parte do corpo bastante sensível e que precisa de cuidados. Existem três tipos de pele: oleosa, seca e mista. Nessas três categorias você ainda encontra a normal para seca e normal para oleosa. A pele seca e a oleosa são as que mais precisam de cuidados. Agora no Inverno a pele que mais sofre com as agressões do clima é a pele seca. Água quente, vento frio e a falta de hidratação, podem causar descamação, irritação, coceiras e muito mais. Mas e a pele oleosa?

A maioria acredita que é um tipo de pele que sofre apenas com os dias de calor, mas na verdade também sofre agressões no frio. A água quente do banho, por exemplo, aumenta ainda mais a oleosidade. Num primeiro momento a impressão é de ressecamento, mas ao sair do banho você percebe a oleosidade. Mas é realmente nos dias mais quentes que quem tem pele oleosa acaba sofrendo com os efeitos do clima. O calor intenso causa o suor o que é um dos principais inimigos da oleosidade. Os produtos certos, a maquiagem adequada e o corte de cabelo ideal pode te ajudar a driblar essa oleosidade facial.

Um dos primeiros cuidados com a pele oleosa é na hora do banho. Como já foi dito, a água quente retira a oleosidade no momento, mas depois cria ainda mais sebo. Por isso, dê preferência à água fria ou morna. Se está muito frio, então lave o resto separadamente do resto do corpo. Se a pele do corpo também ter tendência à oleosidade, então é preciso fazer um esforço e encarar pelo menos a água morna. Você deve usar um sabonete especifico para a pele facial. Muitas marcas oferecem sabonetes específicos para cada tipo de pele. É a melhor opção, pois ele limpa e hidrata a pele, removendo a oleosidade e uniformizando a pele.

Já na maquiagem muitas mulheres enchem o rosto de diferentes tipos de pó na busca de esconder o brilho da pele. Tudo bem, isso pode ser feito, mas você precisa fazer uma limpeza adequada antes de começar a se maquiar. Essa limpeza pode ser feita com um adstringente e uma espuma de limpeza macia. No mercado você encontra maquiagens específicas para pele oleosa. De preferência para os produtos em pó. Os produtos em creme aumentam ainda mais a oleosidade, ainda mais se espalhados com a mão. Outro produto muito usado por quem tem pele oleosa é o lencinho umedecido, mas o que muitos não sabem é que ele pode aumentar a oleosidade. Assim como a água quente, o alívio é momentâneo, mas depois pode aumentar a produção do sebo. Prefira algodão ou papel e loção adstringente.

O corte de cabelo também é importantíssimo. Infelizmente a franja é algo extremamente restrito para mulheres com pele oleosa. Para aquelas que têm cabelo liso então, piorou. Nenhum tipo de franja, principalmente aquelas retas na testa. Isso aumenta e muito a oleosidade, sem falar que também aumenta a oleosidade capilar. Não há como acabar com a oleosidade da pele definitivamente, mas alguns cuidados podem ajudar à amenizar o problema e as sensações incomodas. Essas foram algumas dicas para cuidar de pele oleosa, para mais dicas e informações consulte um dermatologista.

 

Top