Uso da pomada em crianças: cuidados

Muitos pais, sem saberem dos riscos que podem causar aos seus filhos, quando eles apresentam alguma lesão na pele, acabam recorrendo a pomadas facilmente compradas…

Muitos pais, sem saberem dos riscos que podem causar aos seus filhos, quando eles apresentam alguma lesão na pele, acabam recorrendo a pomadas facilmente compradas em farmácias . No entanto, é preciso tomar alguns cuidados no uso da pomada em crianças para não fazê-las sofrerem de alergias no futuro.

Quando as crianças apresentam uma alergia na pele, o médico receita uma pomada para esse caso, mas os pais continuam utilizando-a em qualquer situação, mesmo que seja em um arranhão ou em uma picada de mosquito. Esse uso, de acordo com especialistas, é inadequado, pois cada pomada tem a composição ideal para o tratamento de determinadas patologias, e não para outros casos.

 

O uso inadequado de pomadas pode causar alergias futuras (Foto: Divulgação)

Alergistas, pediatras e dermatologistas entram em consenso quando o assunto é o uso inadequado de pomadas antialérgicas. Segundo eles, o uso prolongado dessas substâncias pode fazer com que a criança crie uma sensibilidade a elas, desenvolvendo uma alergia a antialérgicos, inclusive aos de via oral.

Assim como os antialérgicos, os antibióticos em forma de pasta também aumentam as chances dos pequenos sofrerem de reações alérgicas, quando aplicados por mais de 5 dias. Aliás, para os especialistas, o uso de qualquer pomada que ultrapasse os 5 dias é considerado prolongado. Geralmente, as alergias aparecem na pele, porém, se a criança tiver propensões a ter problemas respiratórios, poderá sofrer de uma crise de rinite ou de asma.

Antes de usar qualquer pomada na criança, procure o seu pediatra para que ele possa indicar a correta para o problema dela. Desse modo, você poderá evitar que ela sofra de alergias futuras, protegendo-a contra qualquer mal. Além do mais, não se esqueça de ler a bula cuidadosamente para verificar se não há contra-indicações para o estado de saúde do seu filho.

Garanta uma vida saudável e feliz ao seu filho usando pomadas adequadamente (Foto: Divulgação)

Com esses cuidados com o uso da pomada em criança, você conseguirá proteger o seu filho de qualquer doença futura que possa aparecer como consequência do uso inadequado de substâncias químicas. Então, não deixe de segui-los para dar uma vida mais saudável e feliz ao seu bebê.

Leia Também:  Os 7 segredos da maquiagem perfeita

Top