Como controlar ansiedade no trabalho

A ansiedade por uma promoção, mudança de setor ou de função, por uma reunião que pode definir o seu futuro profissional ou somente gerar…

A ansiedade por uma promoção, mudança de setor ou de função, por uma reunião que pode definir o seu futuro profissional ou somente gerar um estresse se o resultado não for o esperado faz parte da rotina de qualquer profissional. Salve raras exceções, ficar alguns dias ou longos períodos penosos com essas “borboletas na barriga”, com vontade comer tudo o que vê pela frente, ou sem fome alguma graças a ansiedade, é uma realidade de quem faz parte do mundo corporativo. Porém, isso pode (e deve) ser controlado diariamente para não evoluir para algumas doenças nervosas e até uma depressão.

Leia mais sobre: Alimentos que combatem a ansiedade

Controle a ansiedade no trabalho (Foto: Divulgação)

Não fique inseguro e se livre da ansiedade

Pode até parecer bobagem, mas as pessoas inseguras com a qualidade do seu trabalho, aparência ou qualquer outra coisa que é essencial no mundo corporativo de hoje consequentemente ficam ansiosas nas mais diversas situações. Quem não garante a qualidade da sua mão de obra, por exemplo, sofre com expectativa da aprovação ou reprovação do chefe, já quem está sempre achando que sua imagem não vende realmente o profissional que é, fica desconfortável para se expor em reuniões. Identifique o motivo da sua insegurança e resolva ele para tirar ansiedade da sua rotina de trabalho.

Assuma somente tarefas que dê conta

O ansioso tende a ter mania de perseguição e acha que todos estão querendo fazer cobranças. Por isso, é importante dizer “não” no ambiente de trabalho. Assumir mais responsabilidades do que deveria vai deixar a ansiedade agravada no emprego. Se estiver sobrecarregado chame a atenção do chefe e fale com aquele colega de trabalho folgado que lhe  faz de “empregado” para, quem sabe, fazer com que ele ajude também.

Controle os nervos no emprego (Foto: Divulgação)

Confira também: Como controlar a ansiedade?

Continuar Lendo  Aneurisma - O que é, tratamento

Ansiosos perfeccionistas se estressam mais

No trabalho esqueça o perfeccionismo. A pessoa que já é ansiosa faz desse sentimento de que “tudo pode ser melhor” um problema, e o que era para ser qualidade passa a ser defeito, pois ao entregar um relatório ou qualquer outro serviço cria-se aquela expectativa ansiosa de que não fez o melhor, e a cobrança só aumenta, mesmo que o supervisor não faça nenhuma repreensão sobre o tema. Por isso a melhor saída é tentar relaxar e fazer as coisas com calma.

Top